segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Quechua T4.1B



Saudações campistas! Um ótimo ano a todos, repleto de saúde e muitas acampadas por este Brasil afora!

Como disse no ultimo post, estou com uma "casa" nova para acampar. Depois de quase oito anos com minha Nautika Falcon 4 resolvi investir em algo maior, uma barraca com conceito diferente, maior, mais confortável e mais resistente. Optei por uma marca bastante elogiada por todos e que tivesse tais características, Quechua, modelo T 4.1B. Confesso que não sei o motivo da letra B e isso até me causou certa duvida, como não achei nenhuma informação ou reclamação pertinente, fui em frente. 

A barraca é bastante espaçosa para duas pessoas mas acomodaria bem até quatro pessoas. O quarto é grande e o colchão inflável tradicional sobra dentro. Bastante espaço para acomodar as malas. Alguns olhais no teto permitem que objetos sejam presos, como uma lanterna ou um ventilador portátil. A porta é espaçosa e abre em formato de "U", bastante útil para que não fique arrastando pelo chão. A tela mosqueteira é pequena se comparada a outras barracas, uma estreita faixa de aproximadamente 20 cm de largura por 1,20 de comprimento. Não chega a incomodar, mas o ambiente fica abafado e quem acampa em locais quentes vai perceber isso na primeira noite.

A sala/varanda tem bom espaço e permite que uma pessoa com até 1,90 metros fique em pé. Na nossa barraca coube uma pequena mesa para refeições, uma mesa para guardar mantimentos, duas cadeiras de praia, caixa térmica e duas caixas organizadoras. É possível aumentar o espaço interno abrindo a porta e esticado dois mastros para fora. Há uma janela revestida por um plastico grosso que ajuda na iluminação durante o dia (espero que não resseque com o sol).



A barraca não tem fundo, como em outras barracas, apenas no quarto (montado a parte). Eu fabriquei uma tela ecológica nas medidas da sala e ficou muito bom. Até acho melhor que não tenha de fabrica, afinal iria se desgastar muito rápido e sua substituição seria complicada.

A montagem é um pouco complicada para quem esta acostumado com as tradicionais iglus. Requer paciência e um pouco de estudo prévio. Aconselho que vejam os vídeos de montagem  e desmontagem no site da Quechua. Até montei com certa facilidade, mas desmontar é complicado, muito pano para enrolar e guardar. Lembre-se: JAMAIS guarde sua barraca molhada, ela ira estragar rapidinho! 

Resumindo, eu usei e aprovei. Valor pago 650,00 reais. A minha expectativa de vida para essa barraca é de  mais de 10 anos, um investimento que vale muito a pena.

Informações gerais:

Habitabilidade = Sala grande de 6,5 m² (Alt. 185 cm) com um quarto grande p/ 4 pessoas.
Facilidade de utilização = Teto duplo forrado na sala para arejar e limitar a condensação. Duplo teto em poliéster revestido com poliuretano. Costuras estanques através de bandas termocoladas. Chão em polietileno 140 g/m².
Impermeabilidade = Testado em laboratório (TENDA COMPLETA em 200 litros/h/m²!) e em missão de teste
Sala : o volume é o ponto forte desta tenda (6,5 m² / 1,85 m de altura)
O seu avançado clássico com 2 mastros "amplia" a sala.
Quarto : bem dimensionada para 4 pessoas, muito confortável para 3 e principalmente para 2.
Poliéster respirante e ventilações em baixo.
Varetas : boa estabilidade e resistência da estrutura: varetas da sala em fibra de vidro 11 mm (9,5 mm para a estrutura do quarto).
Estacas : excelente resistência à torção (aço com 6 mm de diâmetro).
Garantia e Serviço Pós-Venda : garantia de 2 anos em utilização normal – todas as lojas Decathlon garantem serviço pós-venda caso seja necessário substituir algum elemento defeituoso (coberto pela garantia) ou estragado (a pagar).

Um grande abraço!

31 comentários:

  1. Mais um pro grupo das Quechua! hahahaha ótima aquisição amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Mas bah Andrezito! Que baita surpresa boa, saí um ano da orbita do campismo e ao retornar vejo o Camping Total a todo vapor!
    Quechua forever!!!! Parabéns pela aquisição!
    Uma baita 2013 pra ti e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala camarada! Como vão as coisas?
      Estamos ai, na luta!
      Estamos sentindo a falta do Barraca e Chimarrão.
      Um feliz 2013 para vc! Repleto de realizações e conquistas!!
      Abraço!!!

      Excluir
  3. Creio que a "B" seja uma atualização. Já pude comparar a primeira leva a esta "B". Além da logomarca em local diferente, a janela da saleta também é menor.

    Sabemos que pessoas já reclamaram de entrada de água na janela da saleta e tiveram os produtos trocados, quem sabe esta versão "B" já detêm esta melhoria. A T6.2 tbem tem a versão "B" e "C"...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, obrigado pelas respostas!
      A Janela é bem isolada, acho difícil entrar água. Creio que seja mais fácil esse plastico ressecar e trincar com o tempo, veremos...
      Abraço
      André

      Excluir
    2. Pelo que vi tem algumas diferenças em relação ao modelo anterior: antes a janela era de plástico e tela, agora só plástico; na antiga havia uma janelinha nos fundos, para ventilação- onde dava problemas de infiltração, agora o pano dos fundos é liso; no mais alguns outros detalhes de menor importância.

      Excluir
  4. Gostei muito do post, comprei recentemente a barraca e estou gostando muito. Bom saber sobre a garantia de 2 anos.

    ResponderExcluir
  5. A minha infiltrou, entre outros lugares pela janelinha dos fundos, sobre o dormitório, mas também na bainha onde ficam as 'argolas' que fixam o dormitório no teto. É possível que estes problemas tenham sido solucionados na versão "B".
    A Decathlon trocou a minha em garantia sem questionar, e eu pagando a diferença, saí de lá com a T6.2, que me atendeu bem melhor em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  6. tb comprei,adorei,já usei ela 5x bastant espaço,varios lugares bonito,combinou legal com as paisagens.vale a pena..boas acampadas pra todos..

    ResponderExcluir
  7. Hj eu tenho uma iglu simples e para me proteger da chuva precisamos cobrir com uma big lona, essa sua barraca e muito resistente a chuva, ou seja, não entra agua... vc coloca alguma proteção extra?
    Vivian
    vivian_bach@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, obrigado por acessar o blog.
      Na minha antiga iglu eu fazia como vc, colocava uma lona. Nessa não coloquei nada, a barraca é muito grande e seria necessário uma lona enorme. Boas barracas não necessitam de lonas extras.
      Abraço

      Excluir
  8. André,

    onde comprou essa barraca por este preço?

    Sempre vejo o site, muito bom!

    To pensando em ir para o camping do Zé roque nesse feriado, seu blog me incentivou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carvalho, obrigado pelos elogios.
      Comprei na Decathlon em Campinas. Inclusive a loja começou a vender pela internet...

      http://www.decathlon.com.br/montanha/camping/barracas--tendas-e-acessorios/barraca-quechua-t4-1-b_31501?nav=cats

      O camping do Zé Roque é sensacional...uma delicia dormir ouvindo o som da cachoeira....

      Um abraço!

      Excluir
  9. Vi sua dica aqui e acabei comprando ela também. Adorei, muito boa e confortável! Agora na pascoa usei ela e aproveitei pra fazer um timelapse. Se quiser dar uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=Zl6XnwJ9ySY

    abs e valeu pela dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Djonny, muito obrigado! E muito bom o vídeo!!!
      A barraca é realmente fantástica.

      Uma ideia para melhorar é utilizar um piso ecológico (já escrevi alguma coisa sobre isso aqui no blog) na parte da sala. Caso chova, a agua não irá acumular além de ser bem pratico para limpar. Utilize a lona preta na parte embaixo do dormitório, nas medidas exatas (até um pouco menor). Caso entre agua ali e fique acampando por muitos dias, pode formar mofo e diminuir o tempo de vida útil da barraca....

      Apareça sempre por aqui!

      Excluir
    2. Eu tinha lido a dica, realmente acho que fica melhor mesmo. Depois de ter feito o video eu recortei a lona bem rente, até meio pra baixo da area da barraca, e aí já evitou de entrar agua. O terreno ajudou também porque tinha um pequeno declive.

      Vou providenciar isso pro próximo! Abraço!

      Excluir
    3. Djonny, muito louco seu timelapse! Vou entrar na onda e um dia monto um também da minha barraca.
      Abs

      Excluir
  10. Tenho o modelo T4.1. Usamos apenas uma vez mas durante 4 dias de muita chuva e ventos fortes e não vi nenhum sinal de água na janela da saleta. Adoramos a barraca, ela é apenas um pouco quente e a janela chama muita atenção dos insetos que se acumulam nesse canto. De resto foi uma ótima compra e finalmente com espaço para as nossas coisas e poder ficar em pé n barraca .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, vou me corrigir, desculpem. Hoje olhei a bolsa da barraca e do lado externo mostra o modelo, sendo apenas T 4.1 porém na parte interna onde tem os detalhes de cada item esta. T4.1B. A minha tenha a janela mais estreita e cumprida e não possui entrada de ar na parte do dormitório.

      Excluir
  11. Ela é muito quente?
    Vou acampar em Salvador, estava querendo adiquirir uma desse modelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um pouco. A abertura é pequena, um ventilador irá ajudar bastante.
      Abraço

      Excluir
    2. André, você saberia fazer um comparativo com a Super Esquilo 6, em relação ao calor??? Estou na dúvida sobre qual comprar.
      Att, Alexandre

      Excluir
    3. Alexandre, a concepção da Super esquilo é diferente, ela tem grande parte do teto com uma tela bastante respirável, lembra uma tela mosquiteiro, o ar entra tanto por baixo (entre a barraca e o sobreteto) qto pelas aberturas laterais no sobre teto, Eu tenho um modelo parecido da Nautika assim e é bastante fresco.
      A Quechua tem somente uma faixa deste tecido na porta de aprox, 20 cm x 1,5 metro e fica no alto da "porta" de entrada, ajuda, mas não resolve. Ela é mais quente que a SE6.

      Fique a vontade para perguntar, me desculpe pela demora em responder.
      Abraço

      Excluir
    4. Putz, só agora vi o seu post...kkkkk. Neste final de semana comprei uma T4.1 e, pelo que li, acredito ter feito uma boa compra. Agora, em relação a segurança, como você faz para trancar a barraca, tendo em vista que ela tem no ziper um "cordão" como puxador?
      Att,
      Alexandre

      Excluir
    5. Simples. Só fechar, sem "trancar"...objetos de valor no carro. Nunca tranquei as minhas barracas, sempre fecho e deixo, nunca tive problemas, até pq um cadeado irá chamar a atenção e se alguém quiser fazer algo basta uma pequena faca....

      Excluir
  12. Boa noite!!! ! A pouco tempo também comprei um T4.1B e estou ansioso para poder acampar com ela. Como o Anderson comentou acima, a bolsa na parte externa, esta com descrição de T4.1, no folheto de montagem também está T4.1!!!! Mas no folheto de descrição dos itens está escrito T4.1 B !!! Ela também possui a janela comprida e estreita de plastico!!! A decathlon está vendendo dessa forma, Quem for comprar, pedir orientação e confirmação com o vendedor de qual barraca está comprando realmente!!! Abraços ate Mais!!!!

    ResponderExcluir
  13. Marinheiros de primeira viagem sortudos:
    Compramos nossa primeira barraca este final de ano(2013), uma daquelas que você joga pra cima e ela arma sozinha com 2 lugares (Decatlhon/Morumbi/SP).
    Por 2 dias fizemos o test drive de condições e resistência (dos campistas iniciantes, é claro!), em um camping de Balneário Camboriú.Aproveitando a boa variedade de barracas instaladas, fizemos uma pesquisa sobre tamanho e modelos.
    A Quechua T4.1B era a grande e boa novidade do momento. Orientados pelos novos amigos campistas passamos na Decatlhon/Palhoça/SC e fizemos a troca. Este final de semana foi a grande estreia... rsrs...muito boa em espaço e todo o resto já mencionado. Vou providenciar a tela ecológica para o espaço da sala. Fácil de montar,nem tanto para desmontar! Fiquei imaginando como seria dobrar um paraquedas!! Próximo passo ... cozinha!

    ResponderExcluir
  14. GOSTARIA DE SABER ONDE VENDE ESSA BARRACA Quechua T4.1B - O MEU e-mail é leorodriguesxt@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. GOSTARIA DE SABER ONDE VENDE ESSA BARRACA Quechua T4.1B - O MEU e-mail é leorodriguesxt@gmail.com

    ResponderExcluir