segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Camping Chapéu de Sol - Itú - SP - Avaliação


Como já antecipado, estive no ultimo feriado acampando em Itú - SP, camping Chapéu de Sol. A localização não poderia ser melhor, próximo a entrada da cidade, supermercado e ao shopping. O camping tem duas áreas gramadas para camping, sendo uma plana e aberta, porém com bastante árvores e outra em formatos de ruas que seguem o aclive do morro. O camping é situado em uma "barranco" e após a recepção vai se descendo até chegar a piscina principal, onde fica o toboagua.

O camping tem quatro piscinas, uma bem pequena, somente para crianças, duas para adultos (profundidade de 1,40 no máximo) e uma aquecida, que é pequena e costuma ficar lotada o dia inteiro. O dois toboagua desembocam na piscina situada na parte baixa do camping já que foi aproveitado as condições geográficas do terreno para ser construído. Um estava fechado e o aberto não costuma ter filas. Ótima pedida para quem gosta de adrenalina.

Duas saunas mistas, uma a vapor e outra seca, pouco procuradas, tranquilo para quem gosta e ficam abertas quase o dia todo. Um funcionário fica atento a limpeza e orienta sobre o uso. Acima da sauna há um salão de jogos e ao lado uma tirolesa pequena, usada por todos e que agrada principalmente as crianças.

As áreas de camping possuem dois banheiros. Problema: São banheiros coletivos. Apenas dois chuveiros (no feriados era impossível utiliza-los devido a qtde de pessoas) e três assentos sanitários tb de uso coletivo. Apesar de serem limpos varias vezes ao dia em alguns momentos ficavam inutilizáveis. Próximos as piscinas há uma banheiro grande e muito melhor. Este sim tem vários chuveiros (no banheiro masculino, dos cinco chuveiros disponíveis, apenas dois possuíam aquecimento elétrico), espaço para pendurar e roupas e pertences. A limpeza era boa e não tivemos nenhum problema, exceto pela localização, longe da área de barracas e com acesso por uma ladeira de paralelepípedos. Durante a noite não havia iluminação e a lanterna foi companheira inseparável.
Nota deste blogueiro campista: Acredito que tenho sido o banheiro mais limpo e com melhor estrutura para banho que eu tenha visto.

O camping não aceita, ao contrario de outros campings, grupos de homens, isso te trará algumas horas de sono a mais. Não houve barulho em excesso ou qualquer outro acontecimento fora do normal. Um problema enfrentado foram os insetos, pernilongos aos montes, usei bastante repelente e mesmo assim não adiantou muito, para as próximas vou me preparar melhor.

Para os quem não gostam de cozinhar, o restaurante serve desde o café da manhã até o jantar. Para os campistas a compra de gelo torna se uma necessidade.

Pontos fracos:
- Em alguns locais existe a necessidade de uma reforma (O lavador de pratos da área de camping que eu estava se encontra em péssimo estado de conservação, alem de quem possui um vazamento de agua, uma verdadeira falta de respeito com o meio ambiente (entendo que a agua é proveniente de poço artesiano, mesmo assim poderia ser consertado as infiltrações)
- Banheiro coletivo, essa é uma das piores ideias, uma verdadeira falta de respeito com o campista. O banheiro bom é longe, prepare para uma pequena caminhada algumas vezes durante o dia.
- Péssima iluminação, até existem pontos de iluminação, mas são insuficientes e as lâmpadas estão queimadas (lanterna é essencial).
- Estacionamento na rua. Não que seja novidade e tb seja tão ruim assim (em Brotas o carro ficava do outro lado do camping, péssimo....) porém nada como deixar o carro do lado e não precisar ficar indo até ele todo hora.
- Day Camping. Eu sei que o camping utiliza sua estrutura para ganhar um dinheirinho a mais.
Porem aos sábados e domingos muitas pessoas passam o dia e os campistas sofrem com as filas, piscinas e banheiros sujos...

Pontos positivos:
- Excelente localização (próxima ao mercado e ao shopping)
- Área de camping arborizada, gramada e com pontos de energia próximos (220 v).
- O banheiro principal é muito bom. Sua limpeza tb.
- A limpeza do camping é ótima, todos os dias havia limpeza nos banheiros e nas áreas coletivas.
- Quatro piscinas. Uma ainda é aquecida e fica aberta até as 22h00. Em fins de semana sem feriado é possível utiliza-la boa tarde da tarde e noite.
- Atendimento rápido e eficiente.
- Quadras de futebol, e de ténis. Ainda é possível jogar paintball nas dependências com camping.
- Tranquilidade e ambiente familiar.
- Preço padrão, paguei 20 reais por dia.

Vale a pena conhecer! Para ver outra fotos, clique aqui!

5 comentários:

  1. Ótimas fotos e comentários, dá para se ter uma exata noção de como é o camping. Valeu, abs. Zé Reynaldo.

    ResponderExcluir
  2. Legal o post faltou só uma ideia do preço aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas !!! estamos querendo ir nesse camping e é sempre bom ja saber como é o lugar..

    ResponderExcluir
  4. visitei esse camping esse final de semana e fiquei chateado. banheiros ridiculos, iluminação péssima e terreno de camping que parece um barranco...Para passar o dia, perfeito, piscinas e bons restaurantes, mas para acampar, nunca mais!

    ResponderExcluir
  5. FUI NESTE FIM DE SEMANA (08-04-18)E NÃO GOSTEI DA SAUNA , MUITO SUJA A DE VAPOR E A SECA CHEIRANDO MOFO , MUITO PREJUDICIAL A SAÚDE , A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DEVERIA FAZER UMA VISITA PARA PREVENIR PARA ELES MELHORAREM OS SERVIÇOS OU DESATIVAR DE VEZ

    ResponderExcluir