terça-feira, 10 de abril de 2012

Camping Zé Roque - Joanópolis - SP


Até que enfim!!! Assim pode ser resumido o sentimento de um campista que não acampava a longos 705 dias. Não foi fácil. Nesse tempo o blog ficou desatualizado e em alguns momentos pensei em parar de escrever, afinal não tinha o que escrever...um campista que não acampa vai falar o que? Mas algo neste fim de semana me deu muita motivação, leiam até o final que irão entender...

Mas o dia chegou e que oportunidade...durante esse tempo fiquei lendo todos os blogueiros e campistas contarem suas historias e fui pessoalmente escolhendo um local que fosse bem aceito por todos para essa retomada.. A escolha partiu da ajuda de blogues e sites que leio com frequência, todos indicando Joanópolis como um excelente local para acampar e assim foi feito, Camping Zé Roque.


O camping é bem simples, nada de piscina, sauna...na verdade é um sitio com infra estrutura para camping. O acesso é fácil, passado o centro de Joanópolis seguem mais 30 minutos até o camping que fica ao pé da cachoeiras dos pretos, quase todo o percurso é feito por estradas asfaltadas, apenas os 300 metros finais que são de terra, mas em boas condições. A rodovia de acesso, tanto antes da cidade como após é sinuosa e cansativa, velocidade máxima de 60 km/h.

Ao redor do camping não existe mercado nem padarias, apenas restaurantes e lanchonetes que atendem aos visitantes da cachoeira, supermercados e farmácias mais próximos somente voltando ao centro da cidade (use essa informação para seu planejamento de viagem, eu não sabia e tive de voltar comprar cerveja e alguns medicamentos).

Cheguei ao camping as 07h30 da sexta feira, e estranhei o fato de não haver recepção alguma, até procurei alguém e não encontrei. Encontrei o Zé Roque (tinha visto em fotos) me identifique e informei que iria acampar, ele não deu muita atenção e eu fui logo descarregando o carro e montando nossa "casa". O camping tem um bom estacionamento, mas para carregar e descarregar é permitido parar o carro bem próximo da área de campismo.

O camping fica divido em duas partes, todas gramadas e com belíssimo visual,  uma na parte baixa, mais procurada, com a corredeira da cachoeira passando ao lado e outro na parte alta, bastante plana, todos arborizados, varias mesas de cimento e varias churrasqueira disponíveis. Algumas pessoas acamparam no estacionamento, eu não recomendo, só se o camping estiver muito cheio e não houver outros espaços.



Os pontos de energia são poucos e insuficientes, na parte baixa a voltagem é 110V, na parte superior 220V, extensão com mais de 30 metros é recomendado.

Eu mesmo comecei a montar a barraca em um bom local, o camping estava quase vazio, e quando percebi não tinha ponto de energia, tive de desmontar e começar novamente em outro local. Como a gazebo já estava montada o trabalho foi maior, mas para minha sorte, adivinhem que estava acampando lá neste fim de semana??? O Luiz e a Joana do O Campista!! Eu os reconheci assim que cheguei, afinal já li seu site uma centena de vezes. Sua grande barraca com a lona azul e admirada e reconhecida por todos, eu mesmo já passei algumas horas pensando em algo parecido...um dia eu chego lá. Eles me ajudaram e movimentar a gazebo armada para um outro e excelente local..


Pouco tempo depois fomos recepcionados pela simpática Cristina, nora do Zé Roque, ele anotou nossos nomes e passou as normas do camping com clareza, camping familiar, barulho somente até as 22h00. Não tive problema com isso, mesmo estando ao lado de um grande grupo de jovens, todos se comportaram bem.

O camping tem poucos banheiros, apenas um não é mistos (homens e mulheres), um deles tem chuveiro elétrico, os outros dois tem aquecimento a lenha, mais três locais somente com vaso sanitário. No horário de pico, aquele tempo entre as 17h30 e as 20h00 algumas filas se formaram. Eu fui tomar banho depois das 22h00 para aproveitar o aquecimento a lenha, o resultado é um banho delicioso, bem quentinho...demorado...dica: antes de entrar no banho verifique se a lenha esta queimando legal...no primeiro dia tomei banho quase frio, depois aprendi, hehe....
A limpeza foi boa, varias vezes ao dia...mas aprendi que não existe jeito de se manter um banheiro limpo rodeado de terra e grama por todos os lados. Em um dia o banheiro ficou sem água por quase duas horas devido a um problema prontamente resolvido...acontece.

Ao lado do banheiro existem dois fogões a lenha comunitários, muito úteis. Eu preparei o arroz lá, já que ventava muito na parte baixa e o fogão a gás não aquecia a aguá para cozimento... fique tranquilo, pode deixar a sua panela lá e voltar depois, não tive nenhum problema.



O rio que passa ao lado do camping é somente um detalhe do que vem antes, a cachoeira dos pretos, 154 metros de altura, é uma das maiores do estado. Partindo do camping em caminhada, 05 minutos, ou 300 metros, ela fica dentro de um parque construído pela prefeitura para receber os visitantes que vem de todos lados, aos fins de semana o local fica lotado. Na sua grande extensão é raso e é possível fazer Boia Cross ou o Enrosca Cross, muitas pedras no leito do rio tornam a descida tranquila e ideal para crianças. Preço de 15 reais, podendo reservar na entrada da cachoeira.
Pagando 10 reais é possível visitar o topo da cachoeira em uma subida de jeep 4 x 4, passeio de uma hora com direito a banho de cachoeira (nem pense em ir com o seu carro) é possível subir caminhando, porém o sol forte fez com que eu desistisse, a vista de cima é belíssima. Reserve no primeiro chalé.



Resumindo, eu gostei bastante e espero voltar em breve. Um bom lugar para descansar e curtir a essência campista. Este foi o melhor camping no quesito solidariedade e amizade, tive inúmeras conversas e convites ao pé do fogão a lenha com várias pessoas, os cordiais bom dia, boa noite já seriam suficientes...fiquei admirado.
Tive a honra de conhecer o Luiz e a Joana, queria muito conheço-los. Um grande abraço aos dois,  fiquei muito feliz que o Luiz tenha me reconhecido e lembrado deste humilde blog...feliz mesmo!
Entenderam quando eu disse que algo tinha me motivado?

CAMPING RECOMENDADO A TODOS!!

Serviço:
Camping Zé Roque - Joanópolis - SP - Para ver o mapa do camping clique AQUI.
Coordenadas para GPS 22.963477S 46.172273W (eu testei pessoalmente e estão corretas)
Telefone 11 4539-3416, não tem site. 
Valor da diária no feriado de Pascoa: 15,00 reais por pessoa.
Gelo em cubo é vendido no camping a 8,00. Carvão a 8,00 o saco.

Agradecimento especial aos blogueiros campistas Camping & Famila, Podinha, O Campista, Barraca Voadora através deles foi feito todo o planejamento do camping.

17 comentários:

  1. Olá André,

    Hoje quando acessei meu blog e vi que havia atualização de seu blog fiquei muito feliz... Sempre estou por aqui esperando novos posts.

    Estava triste de ver que não vinham as atualizações de uma pessoa com uma experiência tão vasta...

    Quando comecei acampar tirei inúmeras dicas de seu blog... Estava sentido falta de sua participação...

    Eu criei recentemente o blog Camping Mais, e você pode ter certeza que tem parte nas influências...

    Ah! Desiste não, utilize esse incentivo que teve em Joanópolis para continuar a sua acampada também na WEB!

    Abraço e Saudações Campistas

    Júlio e Laura (Camping Mais)

    ResponderExcluir
  2. Esse camping é muito gostoso mesmo!
    Bom pra descansar e curtir o riozinho ao lado da barraca! Pra dormir então, uma beleza!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Grande André.... felicidade imensa em ver o blog de volta à ativa....

    Reproduzirei no novo MaCamp que está para ser lançado.. aguarde novidades.

    abraços

    Marcão - MaCamp

    ResponderExcluir
  4. Legal seu post, eu tambem estava no camping do Zé Roque nesse feriado de páscoa, a minha era a barraca canadense branca/vermelha c/ complemento amarelo/marrom instalada no estacionamento, isaloda do restante do camping.
    Realmente, foi muito bom, até São Pedro deu uma força, só chovendo no domingo de tardezinha, quando o pessoal já estava de partida. Unica reclamação que eu tive do camping, foi que devido ter ficado instalado no estacionamento (opção minha) achei um carrapato estrela no meu pé, devido talvez a proximidade c/ os cavalos, fiquei meio encanado por conta disso, mas sem mais problemas. de restante o camping é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Fala Andre, felicidades no retormo ao mundo blog. O camping do Zé Roque é mesmo muito bom de se ir, qdo fomos gostamos bastante. abs.

    ResponderExcluir
  6. Grande André.

    O Zé Roque esta no "super top 3" dos campings que nós mais gostamos e indicamos, já fomos duas vezes e volteremos mutas mais sem dúvidas.

    Ótima escolha e parabéns pelo post.

    Abraços.

    Ricardo & Família

    ResponderExcluir
  7. Voltamos !!

    www.barracatecnologica.com

    ResponderExcluir
  8. Bem legal seu blog. Já que sou cicloturista e a barraca quase sempre está comigo.
    Peguei dicas interessantes e estou seguindo seu blog.
    Já já estará o relato de uma cicloviagem para Joanópolis e este camping que você citou é o planejado.
    Abraço e até.
    http://adhocbikers2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi André, belo relato refletindo exatamento como estava o camping - muito bom - na semana santa. Muitos e bons acampamentos pela frente, trazendo para a "nação campista", rsrs, suas informações sempre bem detalhadas. Abs

    ResponderExcluir
  10. Grande André

    Como vc também passamos um longo período afastados...
    coisas do destino, mas agora esta começando voltar ao normal
    Ficamos felizes em saber que de alguma forma foi útil para Vc as informações de nossa passagem pelo Zé Roque, Lugar sensacional!!!
    Ah, também utilizamos como vc de Blogs parceiros para planejar nossas viagens e só temos que agradecer esta grande nação campista que vem aumentando a cada dia !!!
    Parabéns pelo post esta sensacional

    Valeu,
    Voadores

    ResponderExcluir
  11. fui em joanópolis,visitei a cachoeira dos pretos,entrei na agua gelada ,enfim fomos eu minha mulher e a filha, nos divertimos muuuuuito,ficamos tres dias acampados,pretendo voltar em breve,minha esposa curtiu muito,não fiquei acampado no camping do zé roque mas visitei o local ,e no próximo acampamento,com certeza iremos direto pra o camping do zé.recomendo o passeio ,é gratificante

    ResponderExcluir
  12. Haha, olha nossa barraca aí (o grupo dos 2 gazebos e 5 barracas e frente ao banheiro).
    Estava pesquisando coisas novas pois esse ano vou pra lá novamente, eis que encontro teu post desse dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom!
    Que legal, aumentou ainda mais minha vontade de ir a Joanópolis!

    ResponderExcluir
  14. Olá galéra, ja fui muitas vezes em Joanopolis qaundo trabalhava com entregas. este ano quero levar minha esposa e filho para o Camping.

    ResponderExcluir
  15. Amo ir a este lugar ... já fiquei 2 vezes no ano novo e sempre é diversão garantida. Tem ótima estrutura e é bem familiar ... S2

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o post e não desanime, que venha mais publicações, obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o post e não desanime, que venha mais publicações, obrigada.

    ResponderExcluir