segunda-feira, 28 de abril de 2008

Meu feriado no Camping Paineras e a história do carro funerário...

Passei meu feriado de Tiradentes no Camping Paineras, localizado em Itu-SP, quarenta minutos de minha casa, algo em torno de 45 km. Entrei na quinta, dia 18 as 19h00 e permaneci até o dia 21.

O mapa do camping me deixou confuso sobre a localização exata do camping, as placas não informavam direito e até mesmo consultando o Google maps fiquei com varias duvidas. Liguei ao camping para consultar a respeito da reserva para barracas, o que eu não era necessário, e tirar outras duvidas como a voltagem do camping, pontos de energia, se era permitido churrasqueira tradicional, elétrica, etc...e perguntei sobre a localização do camping...ai piorou de vez, confundiu mais ainda. Deixei pra lá e na sexta feira pequei minha namorada as seis e saímos em direção a rodovia que dava acesso ao camping. Depois de alguns erros de percursos e informações passadas por um frentista que ainda riu da minha cara chegamos ao camping. Eu particularmente não gosto de armar a barraca noite, mesmo com uma lâmpada a dificuldade de encontrar um local bacana em um camping que vc nunca foi é alta. Passamos por uma área de camping e seguimos para outra mais afastada do lago. Área totalmente gramada com dois banheiros próximos, iluminada, apenas mais dois casais campistas faziam companhia. Encostei próximo a uma árvore e comecei a montar primeiramente a Gazebo, que por sinal não havia sido usada, e foi de máxima importância nestes dias de chuva. Sofremos um pouco para a montagem, algo novo e no escuro não poderia ser diferente, mas enfim terminado e montagem iniciamos a montagem da barraca, essa foi moleza já estamos craques.

Tudo ok, faltava um detalhe. A lona que eu comprei para cobrir a barraca presa a Gazebo ficou pesada e tive que desmonta-lá. Um sentimento de decepção ficou no ar, tinha feito até um desenho de como ficaria...mas a principio não deu certo, deixa para próxima.

Depois dessa montagem eu tomei um banho e capotei dormir, ou tentar dormir. Um grupo de “campista” chegou a meia noite para armar suas barracas e fizeram muito barulho, acordando os que já dormiam e impossibilitando o sono de outros. O feriado estava começando...

Nos três dias que seguiram aproveitamos bastante. A chuva atrapalhou um pouco, principalmente no domingo que choveu quase o dia todo. Ainda bem que a gazebo servia como um abrigo extra, caso contrário teria de ficar em alguma lanchonete ou então o tempo todo dentro da barraca. Essa foi a primeira vez que levei TV. Um outro casal de amigos chegou no sábado a noite e ele como eu torce pelo Palmeiras, e domingão tinha semifinal do campeonato Paulista...Para falar a verdade assistimos ao jogo e alguma coisa a noite, durante o dia a TV ficava dentro do carro desligada.

O fogão que tinha comprado serviu para uma alimentação melhor do que em campings anteriores a base de pão com mortadela. Dessa vez rolou arroz, miojo, e até a noite do cachorro quente! Fora os churrascos básicos!

Fizemos amizade com os dois casais de Piracicaba-SP que estavam no camping qdo chegamos. Eles tinham um filho de cinco anos que toda hora estava em nossa barraca conversando conosco. Pessoas finíssimas e que gostam de acampar, já estiveram em outros campings da região e conversamos bastante sobre causos de acampamento. Infelizmente tiveram problemas com as chuvas e a barraca Coleman não agüentou molhando todo o colchão e roupas no interior. Uma pena.

O pessoal que fez barulho a noite era de São Paulo e não tinham espírito campista, muita bagunça, pouca cordialidade e um fato inusitado, o carro que foram acampar era um carro funerário! Acreditem! De lá dentro saiu toda a comida e equipamento para o camping. Segundo alguns campistas ao abrir a porta do carro era possível sentir o cheiro de flores proveniente do carro. Eu não senti, mas nem precisava...

A noite no camping é fria. Não sei se pq existe um lago bem próximo, mas o sereno e o ar gelado nos fizeram usar todas as roupas de inverno que levamos, difícil mesmo era sair da barraca a noite para ir ao banheiro, frio demais....

Na tarde de sábado consegui esticar a lona, mudei o projeto inicial e enfim a gambiarra deu certo, a lona protegeu a barraca do forte sereno a noite e isso deixou a barraca mais seca e conseqüentemente mais aquecida. Minha sensação de decepção havia passado, graças a minha namorada que teve a idéia de esticá-la por cima da gazebo.

O fim de semana no camping foi ótimo, muito gostoso principalmente pelo ambiente do camping, um dos melhores que já vi. Na segunda era hora de arrumar as coisas. Já cedo ajeitamos tudo que não seria usado e deixamos apenas o essencial para a tarde. O duro de ter uma grande estrutura é ter de desmontá-la e limpa-la após o uso. Principalmente a lonas e gazebo que ficaram mais expostas e sujaram por completas. Assim que cheguei em casa lavei e deixei secar para guardar sem correr o risco de apodrecer.

Preço da viagem, incluindo gastos com alimentação e transporte, R$ 110 reais por pessoas, sendo que sessenta foram de diárias. Para mim um valor pequeno perto do que se gastaria ficando em um hotel com toda a infraestrutura do camping. Assim que possível voltarei com certeza.

Galera, esse foi um diário de viagem e como diria o Luiz Rocha, “Só tem uma coisa chata no acampamento, voltar para casa. Por outro lado, isso significa que é hora de começar a planejar onde será o próximo...”

5 comentários:

  1. legal o relato de sua viagem andré.....
    queria só saber qual o modelo da coleman q encheu de água....já que possuo uma coleman vou ficar de sobre aviso....

    ResponderExcluir
  2. Rafael, não consegui identificar o modelo da barraca, me parece fora de linha. A barraca é para seis pessoas.
    Me passa seu email que eu mando uma foto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. blz....
    rsfalacci@hotmail.com
    fico no aguardo....
    ah, bela foto akela tirada da barraca hein??
    as duas viu!! a da lona e a da paisagem.....hehehe

    ResponderExcluir
  4. Legal né?
    Se tiver alguma foto legal ai, manda que eu publico.
    Enviei o email hoje (30/04 - 11h48)

    Se não receber me avisa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fala Andrezito!
    Cara, bom ver o blog bombando. Senti falta dos posts.
    Velho, sensacional o acampamento do feriado. Lugar bacana com um clima bacana também, que ao meu ver uma chuvinha e frio não são dispensáveis no acampamento de meia estação.
    Andei comprando uns agasalhos pro frio na arco e flecha, e to meio sem grana, mas assim que eu reestabelecer minhas finanças vou comprar um gazebo. Vi um pessoal usando no verão e achei ótima a idéia.

    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir