quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Os chatos do mato!

bzzz... Até o mais zen dos aventureiros já perdeu a paciência diante de um irritante zumbido ao pé do ouvido ou de uma picada dolorida na canela. Além de infernizarem a nossa vida, entre as mais de 3.000 espécies catalogadas de mosquitos existem vários transmissores de doenças, como a febre amarela. Conheça alguns dos mais famosos no brasil e aprenda a evitá-los

Anopheles kerteszia cruzii

Quem é: "bad boy" da selva, é um dos principais mosquitos veiculadores da malária.
Esconderijo: o "mala" ama a mata atlântica, e um de seus points prediletos é a serra do Mar.
Hora do rango: o dia todo, mas principalmente à tardezinha. É nesse horário que a fêmea mais necessita de sangue para amadurecer as células que darão origem aos ovos.
Cuidado: sabe aquelas bromélias lindas? Mantenha distância, pois a espécie se cria nesse tipo de planta.
Fuga: já que não há vacina contra a malária, a saída é se precaver com o bom e velho repelente. Quando o sol está se pondo, use blusas de manga comprida e calça.

Haemagogus janthinomys

Quem é: de longe parece um simples mosquitinho indefeso, mas se trata do principal transmissor da febre amarela no Brasil.
Esconderijo: o danado adora sangue de macaco e por isso se instala na copa das árvores. Ataca também perto do chão e, na falta de primatas para petiscar, curte trekkeiros, corredores de aventura e mountain bikers, em especial na costa do país.
Hora do rango: durante o dia, quando está quente, a fêmea costuma sair para dar um rolê e matar a fome.
Cuidado: com buracos nos troncos ou lugares muito úmidos, onde preferem morar. Choveu? A população do bicho aumenta em até seis vezes. Se o dia está quente, então, nem se fale (a temperatura ideal para sua reprodução gira entre 23 ºC e 27 ºC).
Fuga: não tem muito jeito: a melhor defesa é tomar vacina contra a febre amarela, disponível em aeroportos e rodoviárias. Se estiver programando uma viagem pela mata, principalmente a da costa, vacine-se 15 dias antes, para desenvolver imunidade contra a doença.

Mosquitos do gênero Mansonia


Quem são: uns dos insetos mais estressantes do mato. Não transmitem doenças muito graves (com exceção de algumas encefalites), porém são tão abundantes e esfomeados que podem acabar com a diversão. Esconderijo: em toda a área rural do Brasil e, nas cidades, em lugares como parques e reservas.
Hora do rango: no chamado crepúsculo vespertino, ou seja, no cair da noite, quando a temperatura é mais amena. O bichinho é esperto: ao sair nesse horário para lanchar, ele perde menos água para o meio em que vive.
Cuidado: com os chamados aguapés, aquelas plantinhas bonitas que vivem boiando em lagoas e em remansos de rios. Para fl utuar, elas têm ar dentro de suas raízes. É aí que os mosquitos Mansonia grudam seus sifões.
Fuga: infelizmente não há muitas formas eficazes de evitar o inseto. As fêmeas são vorazes, atacam em grupo e possuem um aparelho bucal poderoso, capaz de furar até calça jeans. Se você quiser mesmo fugir, procure um local fechado.

Mosquitos do gênero Simulium

Quem são: os populares e temidos borrachudos.
Esconderijo: Mato Grosso, Minas e Rio. Em São Paulo, no litoral norte - especialmente em Ilhabela, onde fazem a festa em todas as praias.
Hora do rango: preferem fazer sua boquinha de manhã e à tarde, mas, se estiverem famintos, mordem o dia inteiro.
Cuidado: os danados se amarram em cachoeiras, rios e córregos de águas cristalinas e costumam descansar em árvores e plantinhas pelo chão.
Fuga: além de repelentes, uma boa dica para quem for a lugares como Ilhabela é tomar vitamina B6 horas antes de topar com esses insetos de picada dolorida - aliás, a vitamina B6 é efi ciente contra todos os tipos de mosquito, mas deve ser tomada somente para encarar locais com alta densidade de insetos.

Mosquitos do gênero Coquillettidia

Quem são: irritantes até dizer chega, têm características parecidas com as dos Mansonia. Não veiculam muitas doenças, mas têm o poder de tirar a concentração até do mais zen dos atletas outdoor.
Esconderijo: são vidrados em água parada e também costumam se instalar nas raízes dos aguapés.
Hora do rango: assim como grande parte dos mosquitos, preferem as horas do dia em que o sol pega mais leve, como o entardecer.
Cuidado: como atacam em bando e dão várias picadas de uma só vez, podem causar uma série de alergias no corpo devido a um líquido anticoagulante que depositam em nossa pele quando mordem.
Fuga: repelentes, roupas leves de manga comprida e bonés são as únicas armas que temos contra eles. Quem tem propensão a reações alérgicas deve conversar com um médico sobre a possibilidade de tomar algum antialérgico antes de atividades no meio do mato.

CURIOSIDADES
VOCÊ SABIA QUE...

  • ...os mosquitos são atraídos pelo CO2 liberado por nossa respiração? Por isso ficam zumbindo sem parar perto dos ouvido de suas vítimas.

  • ...só as fêmeas picam, enquanto os machos alimentam-se do néctar das flores?

  • ...quem produz muito ácido láctico, liberado durante a atividade física intensa, tem mais chances de ser picado?

Xô, mosquitada!
PRODUTOS BACANAS PARA VOCÊ SE LIVRAR DAS MORDIDAS

MOSQUITEIRO PARA CASAL (NAUTIKA) feito de náilon, deve ser preso à parede e protege até 3 pessoas. Preço sugerido: 31 reais (http://www.nautika.com.br/)

MOSQUITEIRO IMPREGNADO COM EXPOSIS (potente repelente com alta concentração do princípio ativo DEET). Preço sugerido: 90 reais (http://www.exposis.com.br/)

CITROPIC (repelente natural feito à base de citronela). Preço sugerido: 11 reais (http://www.mterra.com.br/)

CITROVELLA (velas perfumadas feitas à base de citronela). Preço sugerido: 9,50 reais (http://www.mterra.com.br/)

Fonte: http://gooutside.terra.com.br

Resultado da enquete.

A enquete chega ao fim, com o seguinte resultado.

Todas as pessoas que responderam a enquete, querem historias e diários de viagem.

75 % querem noticias sobre o campismo.

50% querem tirar novidades e notícias sobre produtos.

Gostaria de pedir aos leitores que nos enviassem suas historias e seus relatos de acampamento. Assim podemos satisfazer melhor a todos.

Obrigado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A melhor forma de se poteger do frio e da chuva.

Chuva é bom, mas quando você está realizando uma caminhada, uma viagem ou mesmo um esporte de aventura, ela pode se tornar um tanto quanto inconveniente. Resolver o problema é relativamente fácil: basta ter uma boa roupa de chuva.

A tecnologia atual disponibiliza tecidos e modelos para uma diversidade de situações e necessidades. As vestimentas modernas não só protegem da chuva, mas também do vento, da neve e do frio. Várias fábricas disponibilizam uma grande diversidade de capas, ponchos, anoraks, blusões, jaquetas, parcas e calças, feitos em uma variedade de tecidos resistentes à água, em diversos modelos, possibilitando muitas opções de escolha para quem quer encarar uma aventura em um clima não muito amigável.

Antes de escolher a proteção de chuva mais adequada para você, considere primeiro suas necessidades. Pense como e onde você vai usar a roupa de chuva e preveja as piores condições meteorológicas que poderá encontrar. Leve em conta as temperaturas médias que espera encontrar, se o clima é seco ou chuvoso, o tipo de atividade que pretende praticar e, é claro, seu orçamento. Lembre-se que estar caminhando, correndo ou escalando, em uma trilha fácil ou difícil, em uma praia ou em uma montanha, faz toda a diferença na hora de escolher a vestimenta mais apropriada.

Para facilitar na hora da escolha, confira as dicas abaixo e veja qual a roupa ideal para você!

Tecidos

Roupas que protegem da chuva são feitas em três tipos de tecidos: à prova d’água/ respirável; resistente à água/ respirável; e à prova d’água/ não respirável.

  • À prova d’água/ respirável: são tecidos que possuem um tratamento que impede que a água penetre na roupa, ao mesmo tempo em que permitem que o suor se dissipe. Esses tecidos não são 100% à prova d’água ou perfeitamente respiráveis, mas são os mais apropriados para a maioria das atividades e condições climáticas. Existem dois tipos de tecido à prova d’água/ respirável: os laminados (uma membrana é laminada à uma base de nylon ou poliéster) e os revestidos (possuem um acabamento na parte externa que evita que a água seja absorvida pelo tecido).
  • Resistente à água/ respirável: são tecidos que não possuem um tratamento à prova de água, mas por serem extremamente fortes (como nylon ripstop), protegem do vento e de chuvas fracas, ao mesmo tempo em que permitem que o corpo respire (não retêm o suor). São indicados para quem vai praticar atividades de alto nível (corrida, ciclismo, esqui), pois permitem uma maior ventilação. Pelo mesmo motivo, também são mais apropriados para climas mais quentes. As roupas feitas com esse tipo de tecido são mais leves, menos volumosas e mais baratas. No entanto, não são adequadas para proteger em condições climáticas mais intensas, nem durante longos períodos de chuva
  • À prova d’água/ não respirável: são tecidos fortes e duráveis, como nylon revestido com poliuretano ou PVC, que fornece uma ótima proteção contra chuvas mais fortes, não permitindo que a água penetre na roupa, mas no entanto possuem pouca ventilação e retêm o suor do corpo. Portanto, são indicados para atividades leves praticadas em tempos pesados (fortes chuvas ou grandes ventanias). São os mais baratos dos três.

Modelo

Na hora de procurar uma boa proteção contra a chuva, o modelo não é apenas um detalhe a ser considerado, mas um aspecto bem importante. O corte da roupa e seus assessórios (bolsos, zíperes, elásticos, capuzes etc...) contribuem com a função geral da vestimenta. Considere o seguinte na hora de comprar:

  • Parca, jaqueta, anorak ou poncho: jaquetas com zíper frontal de abertura total são mais fáceis de vestir e tirar do que anoraks, que possuem apenas a entrada para a cabeça (como uma camiseta) ou um zíper frontal de abertura parcial. Por outro lado, a existência de muitos zíperes aumenta a chance de vazamento (ou seja, de que a água da chuva penetre). As parcas cobrem os quadris e protegem melhor o corpo todo, mas jaquetas curtas geralmente são mais versáteis e menos volumosas, fornecendo a mesma proteção quando combinada com calças. Ponchos são mais baratos, à prova d’água, e permitem uma grande ventilação.
  • Calças: calças com zíperes laterais nas pernas são mais fáceis de vestir, permite trocas rápidas no meio das trilha e podem ser colocadas por cima de qualquer roupa – até do calçado – sendo ajustadas com o fechamento dos zíperes. No entanto são mais caras. Calças com elástico são mais baratas e fornecem mais proteção em tempos de chuva contínua, mas ao mesmo tempo são menos práticas.
  • Capuz: um capuz integral (costurado à roupa) oferece mais resistência contra a chuva, mas um capuz que pode ser destacado por zíper é mais prático. Geralmente, tanto os capuzes integrais quanto os destacáveis podem ser enrolados ou dobrados e guardados na parte de trás da gola. Uma roupa com capuz significa mais proteção em climas ruins. Dê preferência para capuzes que possuam cordim, permitindo seu ajuste ao rosto, aumentando o conforto e a visibilidade.
  • Proteção do queixo: revestimento interno de lã ou tecido sintético na parte interna da gola, protege seu rosto da abrasão com o zíper e do frio. É um assessório importante em tempos mais frios ou mais chuvosos, quando se usará a blusa por mais tempo, completamente fechada.
  • Bolsos: quanto mais bolsos seu casaco tiver, mais fácil será para você guardar seus equipamentos, ferramentas e quinquilharias. Porém lembre-se: os bolsos cheios vão aumentar bastante o peso da roupa, assim como podem aumentar a probabilidade de vazamentos. Os bolsos devem ser de fácil acesso (fáceis de alcançar, fáceis de abrir e fáceis de fechar) e protegidos para evitar vazamento (de preferência com tampa).
  • Forro: os tecidos à prova d’água/ respiráveis geralmente possuem revestimento de nylon ou poliéster. Revestimentos em redinha pesam menos e permitem uma melhor ventilação que forros sólidos, mas não oferecem muita proteção. Algumas roupas têm forros de materiais “soltos” (costurado apenas nas extremidades), enquanto outras têm forros “colados” diretamente na face interna. Jaquetas mais técnicas possuem forros mais finos para maior conforto durante atividades pesadas.
  • Costuras seladas: costuras seladas são ótimas para roupas à prova d’água, pois evitam que a água penetre pelos furos da costura.
  • Tampa: os zíperes, bolsos, botões e outras aberturas devem possuir uma “tampa”, ou seja, devem ser cobertos pelo tecido, para evitar vazamentos e proteger melhor o usuário.

Design técnico

Algumas roupas de chuva possuem um design mais técnico, que ajudam na performance em atividades mais pesadas ou profissionais - incluindo escalada, montanhismo, expedições, esqui ou atividades na neve. Se for isso que você procura, observe alguns detalhes:

  • Reforço do tecido: previne corrosão e rasgos no traseiro, joelhos, cotovelos e ombros .
  • Cotovelos e joelhos articulados: permitem excelente mobilidade.
  • Proteção à fricção: protege o tecido na parte interna da calça, onde ocorre mais fricção durante longas caminhadas.
  • Mangas mais longas: mantêm os braços cobertos – e protegidos – mesmo quando esticados para alcançar alguma ferramenta.
  • Bainha fechada com cordim: sela contra vento, neve e chuva.

Fonte: http://360graus.terra.com.br/

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Preço das barracas automotivas.


Lembra das barracas automotivas? Não lembra, então clica aqui!

Eu fiquei devendo o preço. É so clicar aqui.



Mini trailer/barraca


Este é o mini trailer de acampar mais original que você encontrará. Foi projetado para ser um reboque móvel de aventura que fosse muito versátil. É de pouco peso e fácil controlar no estacionamento, garagem ou na estrada. Pesando dentro em 318 quilos pode ser puxado por carros de todos os tamanhos.
A barraca embutida fica em cima do trailer, não pega umidade do chão e é fácil de montar, e quando desmontada cabe no "porta malas" do trailer.
Preço médio : $ 6.000.
Maiores informações: http://sylvansport.com/it.html

Qual o valor ideal da diária de um camping?

Tenho olhado para os preços das diárias dos camping afim de ir acampar, coisa que ainda não fiz este ano, e estou um pouco assustado. Alguns camping estão cobrando R$ 30,00 reais por pessoa por dia. Mesmo sendo um dos melhores camping em estrutura que conheço o camping Cabreúva ta de brincadeira. Isso pq esse preço é para o mês de março, em fevereiro a diária por pessoa era de R$ 35 reais. O camping que eu mais gosto de acampar e já disse isso aqui outras vezes é o Camping das Pedras, que por sinal se modernizou e está com um portal esta cobrando R$ 20 reais por pela diária. Eu que sempre paguei 15 acho que o preço é até aceitável, já que fevereiro é um mês de férias e tudo mais. Ouço pessoas reclamando que os preço por todo o Brasil estão acima do considerado normal (normal para mim seria algo em torno de R$ 10 a 20 e nada mais.) será que essa procura pelo campismo está inchando um mercado que até pouco tempo trabalhava de forma semi-profissional e hoje se tornou fonte lucrável para muitas empresas. Lembro de quando a Nautika por exemplo fabricava apenas produtos náuticos e infláveis e hoje passou a ser uma das maiores empresas do setor.

A verdade é que os camping tem um alto custo de manutenção e sua fonte de renda está ligada diretamente ao numero de freqüentadores, não acredito que o preço está alto pq a procura está grande e os camping estão lotados. Acredito que a procura está alta e a hora das empresas ganharem dinheiro é agora. Logo chega o inverno e um dos atrativos dos camping que são as piscinas perdem seu valor, exceto para uma minoria que consegue ter outros diferenciais como uma piscina aquecida.

O portal Acamp a tempos fala de problemas nas administrações do camping e empresas do setor entre outros fatores tem influenciado para o fechamento de inúmeros empreendimentos.

Parando de falar de economia e falando mais fácil, qual o preço da diária dos camping na região aonde vc mora? Vc concorda com os preços praticados?

Qual o preço ideal para um camping com boa estrutura?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Guia do improviso.


Situação difícil é aquela que não esperamos, acontece do nada. quem acampa esta sujeito a tudo isso. Quem nunca teve que sair no meio da chuva para reforçar as amarras e bater mais um pouco os esquepes que atire a primeira pedra.
Na hora mesmo não tem muito o que fazer, faz logo o que der na telha. Porém de uma lida nesse manual do improviso que eu fiz e uso para mim.
  • Com chuva e vento forte se aproximando: Estique os tirantes corretamente, não os deixando frouxos e nem muito apertados para não correr o risco de rasgar a barraca. Esses ajudaram a barraca a se manter firme e forte alem do sobreteto não encostar teto da sua barraca.
  • Verifique se os espeques estão bem colocados e se não estão faltando em nenhum lugar, de nada adianta ter três bem colocado e um lado da barraca esquecer.
  • Com coberturas de lonas de preferência para amarrar com fitas de borracha, elas impedem que os trancos dado pelo vento rasguem a lona.
  • Para que não fique se molhando a noite todo caso a barraca rasgue no meio da chuva, tenha sempre contigo um rolo de silver tape, essas fitas são bem grossas, servem muito bem para impermeabilização. Caem como uma luva no improviso.
  • Se a vareta de sustentação da barraca rachou, o silver tape pode ajudar por alguns dias, o ideal é ter uma conjunto de varetas novas sobrando. (Eu tb não tenho, mas que seria ideal seria...)
  • Verifique que perto do local aonde está acampando não há nada que com o vento possa voar sobre sua barraca e causar um belo estrago, tipo uma lata de lixo vazia.
  • Acredito na sua intuição. Não faça algo que acha que não dará certo só porque os outras pessoas lhe disseram que vai dar certo. Tome muito cuidado, tem muita gente perdida nos campings que caíram de para quedas.
Lembre-se que todas os improvisos são improvisos, nada de ficar acampando com aquele silver tape para o resto da vida. Ao voltar do acampamento faça a manutenção correta, ou leve para quem a fará. Isso evitará mais surpresas na sua próxima jornada.

Update: (25/02) André Zancanaro me corrigiu numa falha quase imperdoável. O correto é "espeques" e não "esquepes".

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Qual equipamento todo iniciante precisa ter?


Elaborei uma lista do que todo iniciante precisa ter antes de ir acampar pela primeira vez. A lista também da dicas do que adquirir aos poucos, como equipamentos que a princípio vc não vai usar mas com o tempo vai sentir falta.


Para quem deseja ir acampar pela primeira vez:

  1. O primeiro passo é comprar uma boa barraca. Não se esqueça que ela será sua casa nos dias que estiver acampando, economizar nesse item poderá tornar seu camping uma furada. Leia aqui dicas de uma boa barraca.

  2. Saco de dormir, colchonete, ou colchão inflável. Um desses três itens será necessário para sua comodidade. Se quiser um colchão inflável leia aqui dicas de como escolher um.

  3. Lanterna.

  4. Um caixa térmica, tipo isopor.

Agora vc já tem o básico do básico. Mas o campismo pode ser muito mais que isso.

  1. Uma gazebo ou uma lona com ilhós pode se tornar muito útil principalemente naqueles dias que estão chovendo.

  2. Um fogareiro, seja ele pequeno, grande, com botijão ou não. No começo todo mundo come nas lanchonetes dos camping, mas com o tempo verá que cozinhar sua própria comida será mais econômico além de ter aquele tempero caseiro.

  3. O Isolante térmico pode ser muito bem trocado por algumas folhas de jornais, mas isso é apenas um improviso, assim que puder adquira um.

  4. Estojo de primeiros socorros.

Mais alguns camping e vc vai querer....


  1. Uma mesa, cadeiras e talheres especiais.

  2. Varias extensões, com pontos de luz para todos os lados..quem gosta de escuridão é morcego.

  3. Uma caixa com algumas ferramentas, tipo martelo, esquepes adicionais, silver tape.
  4. Acho que só. Coloquei somente equipamentos. Vale lembrar que muitas outras coisas devem ser levadas como acessórios, ou de acordo com a necessidade de cada um. Se alguém tiver idéias, sugestões, ou se esqueci de colocar algo, comentem!

    Para pesquisar preços de artigos e equipamentos de camping clique aqui!

    terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

    Bastões de caminhada.

    Se vc ainda não tem um (como eu!) ainda vai precisar. Os bastões de caminhada auxiliam nas trilhas e caminhadas mais dificeis, tornando essa tarefa mais prazerosa. A seguir um avaliação com quatro modelos conhecidos pela sua qualidade.

    1-MONTAGNE EM FIBRA DE CARBONO R$ 255
    Mais leveza com esse modelo da Montagne de fibra de carbono (265 gramas o par). O bastão é formado por três seções, com duas regulagens de rosca. A manopla (pegador) é antideslizante e, para completar, a alça de neoprene pode ser destacada por meio do velcro. Aberto, cresce até 1,40 metro e possui ponta de vídia (um tipo de metal extremamente duro). Tem sistema de amortecimento, com trava de acionamento.
    265 gramas.
    montagneoutdoors.com.ar

    2-KAILASH TREK COMPACT II R$ 98
    O par desse modelo serve como estrutura de montagem da barraca Smart II, da mesma marca. Fabricado em alumínio, o Compact II tem manopla de borracha aderente e sistema de amortecimento por meio de molas internas, com opção de uso ou não. Assim como todos os outros modelos desta página, também tem três seções e duas roscas de regulagem. Expandido ao máximo, chega a 1,35 metro.
    290 gramas.
    kailash.com.br

    3-DECATHLON QUECHUA FORCLAZ 500 R$ 89
    Pesando 300 gramas, o Forclaz 500 é uma opção aos aventureiros que não querem investir as calças num bastão de caminhada. Este modelo expande até 1,40 metro e também tem sistema de amortecimento por meio de molas, como os outros modelos apresentados aqui. O lado interno da alça de punho é de neoprene, bem confortável.
    300 gramas.
    quechua.com

    4-AZTEQ TELESCOPIC R$ 95
    O bastão de fibra de carbono da marca brasileira Azteq pesa 280 gramas e tem punho de cortiça ergonômico. Aberto, chega a 1,35 metro e possui sistema de amortecimento com opção de travamento.
    280 gramas. azteq.com.br

    Dobradiças >> Os bastões são feitos de duas ou, geralmente, três partes ou seções que podem ser encurtadas ou expandidas. Isso permite que eles sejam mais facilmente guardados na mochila e ajustados com precisão para a altura do usuário e para o tipo de terreno que ele enfrentará. Dica: na descida, aumente o comprimento dos bastões; na subida, encurte-o. Há ajustes por rosca, por fivela ou botão. O por rosca tem manuseio mais simples, mas se solta mais facilmente.

    Material >> O alumínio é o material mais comum, já que é mais barato e agüenta o tranco. Titânio custa mais, é mais leve e mais forte que o alumínio. Ele também te “devolve” mais energia, ao contrário dos materiais mais macios, que absorvem parte da pressão que você aplica neles. O carbono, por sua vez, não é tão forte quanto os outros, mas tem maior capacidade de absorção e é superleve.

    Design >> A parte de baixo dos bastões geralmente é feita de metal, mais resistente e barato, mas existem modelos que têm essa parte em carbide, um composto de carbono. Ao comprar um par de bastões, confira se essas partes são substituíveis, já que recebem mais impacto e podem quebrar. Junto com os bastões são vendidas pontas de borracha em vários formatos e materiais — escolha de acordo com o terreno (areia, terra ou pedras).

    Na pegada >> Os punhos dos bastões de caminhada modernos são inclinados para frente entre sete e 15 graus, o que oferece melhor ajuste ergonômico e uma posição mais confortável para os pulsos. Resultado: mais peso nos bastões e menos em suas pernas. Os punhos podem ser de borracha, cortiça ou espuma — experimente-o antes de comprar.

    Com ou sem amortecimento? >> Os modelos com sistema de amortecimento de choque são ótimos para minimizar impactos, mas esse amortecimento representa também perda de energia. Para caminhadas com mochilas muito pesadas, um bastão sem amortecimento é mais útil.

    Fonte:http://gooutside.terra.com.br/

    Para pesquisar preços de bastões de caminhada e outros produtos clique aqui.

    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

    Guia Acamp de campings...de graça!

    O site Acamp está sorteando tres assinaturas da revista/guia Acamp.

    Para participar é muito simples, basta clicar aqui, preencher um pequeno formulario e torcer para ser sorteado.

    São três contemplados por mês, por isso, se este mês não conseguiu, tente no próximo mês de novo.

    Alguns dias estou olhando um bom saco de dormir para comprar. Nãop preciso e nem quero algo super quente, afinal não usarei. Acredito que a temperatura que enfrentarei estará em torno de 10ºC. Ai fica a pergunta, qual o modelo?

    Achei esse na Nautika, modelo Viper, que me parece é o mesmo que o Alexandre tem, isso pq ele mora no Rio Grande do Sul.

    Temperatura de conforto: 5º a 12ºC. Para mim excelente. Uma boa opção principalmente pelo preço, em torno de 50 reais.

    Para pesquisar preço deste e outros sacos de dormir, clique aqui.

    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

    COZINHA DE CAMPO EXPONENT OUTFITTER - COLEMAN

    Para quem achou ontem que a caixa térmica elétrica era cara, da uma olhada nisso. A ideia mais uma vez é genial, apesar disso eu não compraria, não pelo preço e sim por que eu gosto que seja mais difícil, cozinhar em cima de pedras, ou fazer churrasco na pedra, como aprendi esses dias.

    Informações do produto

    Linha para cozinha: Feitos em aço inoxidável super leve, são apropriados para o seu acampamento. Um sistema completo de cozinha pode fazer seu acampamento mais prático e fácil.

    Um centro completo de preparação de alimentos ao ar livre.
    Estrutura de alumínio resistente à ferrugem. Alumínio extrudado ultra-resistente. Pernas com grampos estáveis para melhor apoio, cantoneiras de plástico protegem os cantos durante o transporte. Prateleira lateral estendida própria para a maioria dos fogareiros da Coleman. Possui porta-papel toalha, prateleiras e ganchos cromados para guardar mais coisas, pia removível com tampão e mangueira, tabuleiros para jogos na tampa (peças de damas e gamão inclusas), bolsa robusta para guardar e alça prática para carregar. Dobrável, facilitando o transporte – cabe facilmente no porta-malas da maioria dos carros. Excelente para camping, piquenique e uso ao ar livre.

    Preço na Art Brazil: R4 1.956,84 reais. Dá para encarar?

    Para pesquisar preços deste produto e outros, clique aqui.

    quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

    Refrigerando Alimentos.

    Tenho certeza que o texto abaixo fala de um assunto que já fez muitas pessoas passarem por apuros. Principalmente em locais que comprar gelo é difícil ou muito caro. Texto de Danilo Siqueira de Carvalho do Acamp.

    Este é para mim o calcanhar de Aquiles do Campismo.
    A solução mais prática, que nós ainda não conseguimos implementar é a aquisição de uma caixa térmica elétrica (Thermoeletric Cooler) que é fabricada pela Coleman. O que dizem é que ela não gela, mas mantém a temperatura dos alimentos sem utilizar gelo e pode ser também ligada no isqueiro do carro. O problema é que a Coleman está se retirando do Brasil. Será que haverá manutenção?

    Outra, é adquirir aquelas caixas geladeiras/congeladores fabricadas pela Ártico. Só que são mais pesadas e ocupam espaço, mas realmente são geladeiras e/ou congeladores.

    Uma Outra solução, é conhecer alguém que entenda de refrigeração, que prepare um equipamento como o da Ártico, que se acopla na tampa de caixas de isopor. Como o Isopor é barato, quando você for acampar pode comprar no destino 1 nova caixa e descartar no final.

    Informações do produto

    As Caixas Termoelétricas podem ser ligadas um acendedor de cigarros de 12 V, conservando os alimentos quentes ou frios. Sem necessidade de gás é perfeita para viagens de carro, para uso em traillers, em vans ou caminhões. Compatível com fonte opcional para uso em casa ou no escritório. Nunca precisa de gelo, portanto termina com o problema de água escorrendo ou alimentos encharcados. Esfria até 22º C abaixo ou aquece até 38º C acima da temperatura ambiente.

    preço do modelo de 15 litros: R$ 793,96 Na Art Brazil.

    O negócio é Show de bola hein?! Mas por esse preço eu vou ficar com meu isopor cheio de gelo mesmo.

    quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

    O Site Acamp disponibiliza em seu site um sistema para que campistas façam uma avaliação de produtos e equipamentos. Algumas avaliações só comprovam o que a maioria ja sabe.

    Vejam essas avaliações de barracas.

    Barraca Explorer Nautika
    Marca do Produto ou Serviço:
    Nautika

    Onde Comprou: Aventura Brasil
    Aspectos positivos: A barraca Nautika Exporer é ampla, bem dividida, leve, fácil de montar.
    Aspectos negativos: Na primeira vez que utilizei a barraca Explorer Nautika, houve vazamento pelas costuras em chuva de média intensidade, tentei contato com fabricante ( Nautika) via correio, entretanto não tivemos resposta, somente fui atendido quando dei entrada pelo PROCON, quando ocorreu a troca por barraca de outro modelo. Portanto fique atento, esta barraca, Explorer não resiste bem a chuvas, principalmente ao redor das costuras.
    Avaliação Final (relação custo/benefícios) :
    Negativa

    Capri Iglu extreme 6
    Marca do Produto ou Serviço:
    capri

    Aspectos positivos: Excelente tamanho, ventilação própria para regiões de clima quente, apesar do sobreteto ficar a aproximadamente 30cm acima da base ela resiste bem a chuva. A porta grande e a altura de aproximadamente 1,85m facilitam muito a entrada e saída. Pode ser facilmente montada por uma só pessoa.
    Aspectos negativos: Por ter ventilação no teto que não pode ser fechada total ou pelo menos parcialmente, não é própria para regiões de climas mais frios, e por ser alta está sujeita a deformação por ventos fortes.
    Avaliação Final (relação custo/benefícios) :
    Positiva

    Barraca Falcon p/ 04 pessoas
    Marca do Produto ou Serviço:
    Nautika

    Onde Comprou: Lojas Americanas
    Aspectos positivos: Ótima resistência, se chover suporte bem o volume de água, o espaço então nem se fala, pode abrigar 04 pessoas tranqüilamente, e o material e o acabamento é de primeira qualidade.
    Aspectos negativos: Retem muito a caloria de fora, e não segura muito a luminosidade, portanto é bom montar em local c/ boa sombra.
    Avaliação Final (relação custo/benefícios) :
    Positiva

    Barraca Discovery
    Marca do Produto ou Serviço:
    FIKAN

    Onde Comprou: americanas.com
    Aspectos positivos: Têm avancê, agüenta temporal, boa altura 1,90m, dois quartos com corredor, duas entradas/saídas fazendo ventilação, design e côres.
    Aspectos negativos: Não tem a cobertura refletiva. A bolsa para acondicionar a barraca e ferragens deveria ser maior.
    Avaliação Final (relação custo/benefícios) :
    Positiva

    Hummer Fine Fild 4
    Marca do Produto ou Serviço:
    Hummer Fine Fild 4

    Onde Comprou: O Elefantão
    Aspectos positivos: Fácil de armar
    Aspectos negativos: Não cabe o numero de pessoas que que diz caber
    Avaliação Final (relação custo/benefícios) :
    Positiva


    terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

    Acampamento no Campus Party 2008!

    Se vc gostar de visitar blogs na Internet como eu, deve ter visto alguma coisa sobre o Campus Party. Essa "feira" que esta acontecendo no Anhembi em São Paulo reúne os fanáticos pela internet e tem como idéia é discutir tecnologia, conteúdo e entretenimento em frentes como astronomia, robótica, software livre, games, simulação, modding (modelagem de computadores), música e blogs.

    É a maior feira de do mundo para os chamados Nerds, Geeks, todo esse pessoal da Internet só fala disso nos últimos dias.

    O mais legal é que esse pessoal da net quase não dorme, passam a noite inteira na frente do computador atualizando seus blogs (eu não sofro disso!), navegando na Internet, etc...Sendo assim pessoal da organização do Campus Party se programou para que até domingo, dia que a feira acaba, os visitantes tenham 24hs de atividades.
    Para dormir foi criado um imenso acampamento nos andares de cima para que as pessoas fiquem hospedadas, isso mesmo.Veja o que diz a Folha de SP:

    O principal diferencial da Campus Party é o fato de os participantes poderem ficar acampados no local --o que fez com que o evento recebesse o apelido de "nerdstock". O evento, no entanto, diz não ter qualquer tolerância a drogas ou bebidas alcoólicas. Haverá espaço para restrito para fumantes.

    "Aceitamos a inscrição de menores. Não tem como aceitar que menores circulem em áreas em que haja esse tipo de coisa [drogas]", afirma Roberto Andrade, diretor de comunicação e marketing da Futura Networks no Brasil, organizadora do Campus Party.

    A idade mínima para participar é 12 anos completos, mas menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais e estar acompanhados por um maior responsável, durante todo o evento. De acordo com Andrade, entre os 3.000 inscritos há grupos de pais e filhos que ficarão acampados no local.

    Quem comprou os ingressos, já esgotados, poderá se mudar de mala, cuia e computador para o local e terá direito a um espaço na arena dos computadores, uma tomada, um ponto na conexão de 5 GB, uma barraca e livre acesso às atividades oficiais do evento.

    Os PCs ficarão instalados em um andar da Bienal. Segundo a organização, é mais seguro deixar as máquinas instaladas na arena, mesmo que "sozinhas", do que ficar "passeando" com elas pelo local.

    Para impedir o furto dos equipamentos, participante e computador vão receber uma mesma identificação digital, por meio de uma espécie de fita magnética. A máquina só sai da Bienal acompanhada da pessoa que entrou com ela.

    Dos 3.000 inscritos, a expectativa é que cerca de 1.600 fiquem acampados na Bienal --o último andar do prédio foi reservado para instalação das barracas.

    Detalhes:

    • O espaço entre barracas.
    • Reclamações dos "campistas" sobre o calor do local.
    • O que a Telefonica vai fazer com tanta barraca após o fim do evento??

    Agora to entendo...por isso que na semana passada esse blog bateu todos os seus recordes de visitas :)

    Acesse o site da Folha de SP com informações sobre o Campus Party, clicando aqui.

    Para ver a fonte das fotos, clique aqui.

    segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

    Como escolher seu colchão inflável.

    O colchão inflável é muito utilizado pelos campistas, principalmente os freqüentadores dos camping organizados/estruturados.

    Os colchonetes foram perdendo espaço a medida que os colchões evoluíram. Um colchonete hoje tem quase o mesmo preço de um colchão, e quem já dormiu nele sabe bem a dureza, com o perdão do trocadilho, que é. Eu mesmo quando comecei a acampar comprei apenas um colchonete de casal...não durmi a noite inteira, todas as cobertas que tinha levado para me cobrir naquele dia eu coloquei embaixo do colchonete para ver se ficava mais macio, mas mesmo assim nada adiantou. Assim que voltei fui logo a uma loja e comprei um colchão inflável da Nautika, o Zenite II. Ai a coisa melhorou.

    No mercado pode se comprar várias opções de colchões infláveis. Solteiro, casal, com travesseiro embutido, com bomba de ar acoplada, etc...

    Na hora de escolher, pense nas seguintes possibilidades:

    • Um colchão de ar de casal tem um pequeno problema, quando uma das duas pessoas se mexe, a que está dormindo ao lado fatalmente da um pulo e "as vezes" pode acordar...para minimizar isso deixo o colchão sempre cheio, apesar disso o colchão de casal é menor e sobra mais espaço na barraca. Caso espaço não seja seu problema pense na possibilidade de comprar dois colchões de solteiro.
    • Colchões com travesseiro embutido podem ser mais cômodo na hora de arrumar as malas, porem de vc enjoar dele ele não poderá ser removido.
    • Infladores elétricos podem tornar a tarefa de encher o colchão muito tranqüila. Lembre que muitas vezes eles funcionam a energia elétrica ou bateria de carro. Se aonde vc for não tiver energia, nem carro pode esquecer. Vale lembrar que não são todos os infladores que tem a opção de energia elétrica e bateria de carro no mesmo aparelho, verifique antes da compra. Os infladores elétricos muitas vezes não acompanham o colchão e será necessário desembolsar mais uma grana por ele, em torno de 35 a 50 reais.
    • Os colchões com a bomba de inflar acoplada são mais pesados que os demais, porem tem a vantagem de não ter que levar nada alem do colchão.
    • Colchões tipo Kingsize são mais confortáveis, mas alem de tomar mais espaço na barraca são mais caros, mais pesados, demoram mais para inflar e como todos os colchões infláveis o reparo nem sempre é certeza de um colchão bom novamente, assim a perda "$$" será maior.

    O que eu uso: Como disse eu uso o Zenite II da Nautika. Muito bom. Eu acordo bastante a noite, quase todas as vezes que minha namorada se mexe. Esse colchão tem a bomba de inflar embutida. Eu encho o colchão com essa bomba, mas a pouco tempo comprei uma bomba de inflar pequena, paguei R$ 2,50, para dar aquele arremate final. Chega um ponto que a bomba do colchão não o enche mais, ai eu pego essa bombinha e só completo no final. Isso é uma opção minha, cada um enche o tanto que achar melhor.

    Uma técnica para saber se ele esta bem cheio. Sente e apóie somente o traseiro numa parte do colchão, suspendendo as pernas e braços. Se seu corpo não encostar ao chão, quer dizer que a pressão está boa. Não infle muito para não forçar as emendas do colchão. Sempre que inflá-lo, no dia seguinte, terá de reforçar a pressão interna devido à elasticidade do colchão que estava acostumado com o formato vazio.

    Vale lembrar que o colchão inflável ajuda a isolar a temperatura do solo, porem sozinho não fará diferença nenhuma, tenha um isolante térmico.

    Preço médio de um colchão inflável de casal marca Intex, (marca boa, recomendo, principalmente pelo preço) sem bomba embutida e sem travesseiro. Casal R$ 50,00, solteiro 30,00. Bomba ideal para infla-los a R$ 10,00 reais.

    Se quiser dar uma olhada aqui, vai encontrar boas opções de infladores e suas características.

    sábado, 9 de fevereiro de 2008

    O lado ruim de acampar...se é que existe...

    Todos sabemos que na vida nem tudo são flores. Eis a questão. Todo mundo deve conhecer alguém que não gosta de acampar. Muitas pessoas já passaram por situações ruins acampando e não voltam a acampar quem que pague para elas. E confesso que é muito mais difícil fazer uma pessoa voltar a acampar do que levar uma pessoa que nunca acampou. Conheci um cara que trabalhou comigo que quando eu falava que ia acampar ele pulava da cadeira e dizia que eu era louco. Explico, ele tinha ido acampar com um cunhado e levou uma barraca fuleira, para começar ele mede quase dois metros e essas barracas de mercado não são muito grandes, ou seja, ele já teve que ficar torto na barraca. De noite caiu uma tempestade e ele se molhou todo. Por mais que eu dissesse que com uma barraca boa, uma estrutura diferente seria divertido, ele se negava de todo jeito. Demorei um ano convencendo para ele começar a pensar em ir comigo acampar...não foi fácil...


    Como eu gosto de acampar, hehe, nem precisava falar né...eu conversei com pessoas que não gostam de acampar e também pedi a campista que me falassem o que é o lado ruim de acampar, situações mais delicadas...Confesso que concordo com algumas...
    Vamos a elas:

    1. Armar e desarmar barraca na chuva, tomar chuva e a água entrar na barraca.
    2. A aglomeração de gente quando se acampa em área de maior movimento, tipo praias em final de ano. Uma barraca colada na outra.
    3. A falta de privacidade. Vai preparar o almoço e o vizinho fica espiando.
    4. Pernilongos, borrachudos, escorpiões, nós campistas muitas vezes invadimos suas casas.
    5. Banheiro coletivo. Banheiro sujo. Se cada barraca tivesse seu próprio banheiro muita coisa mudaria. Conheço pessoas que não usam os banheiros coletivos nem ferrando.
    6. Acordar no máximo as oito, caso contrario tem que passar protetor solar dentro da barraca para não cozinhar.
    7. Ter que desmontar sua barraca e toda a sua tralha de viagem quando o camping chega ao fim. Chegar em casa a e ter que limpar tudo. Quem mora em apto adora!
    8. Acordar no meio da noite com dor de barriga e lembrar que o banheiro ta looongeee...

    Apesar de todas essas situações eu ainda digo com certeza: VÁ ACAMPAR!!!

    Alguém aqui discorda, concorda com o que eu disse?


    quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

    Dicas para escolher um camping que é a sua cara.

    Qual o método que vc usa para escolher um camping? Como saber se ele é ideal para vc, e para o que procura?

    Elaborei uma pequena lista com dicas que podem ser bastante úteis para essas horas.

    1. Como vc vai ao camping, família, solteiro, casal? Os camping tem atrações diferenciadas. Sabendo quem vai é mais fácil de escolher o local.
    2. Vai com criança. Procure locais que tenham atrações para elas, como piscinas infantis, áreas de lazer com brinquedos. De preferência por banheiros mais perto de sua barraca. Salva vidas em piscinas lhe trarão mais segurança. Procure camping que dão preferência a famílias e casais, não que isso lhe dará certeza de uma noite de sono tranqüila, porem as chances são maiores.
    3. Para os casais, tudo depende do que estes querem, estão a procura de agito, ou sossego? Se estiverem a procura de bagunça, o melhor é ficar em casa existem campings que possuem lanchonetes ou salões de festas e a noite se transformam em verdadeiras baladas. Procure se informar antes. Se estiver a fim de tranqüilidade os campings do interior são sempre a melhor opção. Campings em praias ou próximos de locais de alta visitação (cidades turísticas) costumam abrigar pessoas que acampam pelo baixo valor da diária e geralmente essa combinação é explosiva.
    4. Tem uma estrutura grande? Alguns camping delimitam a área de cada barraca, isso obrigará a montar apenas parte de sua casa. Camping maiores não fazem nenhum tipo de restrição ao tamanho da barraca. Sempre é bom se informar antes.
    5. Gosta de pescar? Conheço no mínimo uns três campings que tem lagos para pesca e que não cobram nada, é só chegar jogar a vara na água e contar historias.
    6. Gosta de churrasco? Procure os que tenham locais cobertos para fazer seu churrasco, tipo área coletiva, vc não precisa usar a churrasqueira de lá, mas pelo menos não fará churrasco na chuva, nem irá assar seu gazebo.
    7. Gosta de dormir o dia inteiro? Procure campings com bastante árvores, elas tornaram o calor mais ameno dentro da barraca.
    Essas são algumas dicas para uma escolha bacana. Sempre é bom conversar com pessoas que já foram e conhecem pessoalmente, elas podem te informar melhor sobre os freqüentadores e a estrutura do local. Se foi algum local pensando que era alguma uma coisa e na realidade era outra, tire desse problema a experiência para o próximo camping, avaliando o que errou e para na próxima vez acertar em cheio. Nem sempre a certeza de um bom local se tornara verdade.

    E vc, como faz para escolher um camping que é a sua cara?

    quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

    Liquidificador para camping.

    O Coleman Road Trip é um liquidificador criado para os campistas que não querem abrir mão de um drink ou milkshake. Funciona com duas baterias recarregáveis de 6 volts e tem velocidades alternadas.

    O modelo é interessante, mas levar liquidificador? Será que vai ser tão útil assim? Eu mesmo nunca senti falta, porem as necessidades das pessoas são diferentes. Se quer levar um, talvez esse seja a melhor opção.

    Segundo a Coleman, as baterias são o suficiente para usar o liquidificador de 20 a 30 vezes. Ele é bem leve e não vai ocupar muito espaço na sua mochila. O preço é US$ 77, lá fora, saiba mais no site da Coleman.

    Fonte:http://www.digitaldrops.com.br/

    Jornal "O Campista". Edição de Fevereiro 2008

    Para baixar o jornal "O campista" edição de fevereiro de 2008 clique aqui.

    Neste mês, destaque para o feriado de Semana Santa e dicas para acampar em Cabo Frio-RJ.

    Boa leitura!

    sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

    Resultado da enquete!

    E deu acampar, é claro.

    26 pessoas responderam a enquete.

    17 Disseram que vão acampar (65%)
    08 Vão para a praia (30%)
    01 Vai para o clube (3%)
    01 Vai ficar em casa (3%)

    Muito obrigado a todos que participaram!!