segunda-feira, 3 de março de 2008

Ibama proíbe visitação em cavernas de três parques em SP

Cavernas do Petar, Intervales e Jacupiranga estão proibidas de receber turistas.
Para diretor do Instituto Florestal, visitação segue normas rígidas de segurança.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Tem

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibiu a visitação de cavernas em três parques da região sudoeste do estado de São Paulo. De acordo com o Ibama, as cavernas foram interditadas porque o Instituto Florestal, responsável pelos parques, não realizou um plano de manejo nos locais.


As cavernas do Petar, Intervales e Jacupiranga estão proibidas de receber turistas. Segundo o Instituto Florestal, nesses parques existem 404 cavernas. As 46 que foram catalogadas e estavam abertas para visitação foram interditadas. O Ibama diz que era necessário um plano que determinaria quais os locais estariam aptos para visitação, sem que houvesse prejuízos às cavernas.

O diretor-executivo do Instituto Florestal, José Amaral Vágner Neto, disse que entrou nesta quarta-feira (27) com uma representação na Justiça para tentar a liberação das cavernas. Ele alega que o estado já forneceu a verba para a realização do plano de manejo e que a visitação de cavernas segue normas rígidas de segurança.

O estudo, segundo ele, será realizado por espeleólogos, especialistas em cavernas. Cerca de 225 monitores, que são pessoas que moram na região e vivem do turismo, estão parados com a interdição. Pousadas, hotéis e o comércio de várias cidades também serão afetados pela falta de turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário