quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Os chatos do mato!

bzzz... Até o mais zen dos aventureiros já perdeu a paciência diante de um irritante zumbido ao pé do ouvido ou de uma picada dolorida na canela. Além de infernizarem a nossa vida, entre as mais de 3.000 espécies catalogadas de mosquitos existem vários transmissores de doenças, como a febre amarela. Conheça alguns dos mais famosos no brasil e aprenda a evitá-los

Anopheles kerteszia cruzii

Quem é: "bad boy" da selva, é um dos principais mosquitos veiculadores da malária.
Esconderijo: o "mala" ama a mata atlântica, e um de seus points prediletos é a serra do Mar.
Hora do rango: o dia todo, mas principalmente à tardezinha. É nesse horário que a fêmea mais necessita de sangue para amadurecer as células que darão origem aos ovos.
Cuidado: sabe aquelas bromélias lindas? Mantenha distância, pois a espécie se cria nesse tipo de planta.
Fuga: já que não há vacina contra a malária, a saída é se precaver com o bom e velho repelente. Quando o sol está se pondo, use blusas de manga comprida e calça.

Haemagogus janthinomys

Quem é: de longe parece um simples mosquitinho indefeso, mas se trata do principal transmissor da febre amarela no Brasil.
Esconderijo: o danado adora sangue de macaco e por isso se instala na copa das árvores. Ataca também perto do chão e, na falta de primatas para petiscar, curte trekkeiros, corredores de aventura e mountain bikers, em especial na costa do país.
Hora do rango: durante o dia, quando está quente, a fêmea costuma sair para dar um rolê e matar a fome.
Cuidado: com buracos nos troncos ou lugares muito úmidos, onde preferem morar. Choveu? A população do bicho aumenta em até seis vezes. Se o dia está quente, então, nem se fale (a temperatura ideal para sua reprodução gira entre 23 ºC e 27 ºC).
Fuga: não tem muito jeito: a melhor defesa é tomar vacina contra a febre amarela, disponível em aeroportos e rodoviárias. Se estiver programando uma viagem pela mata, principalmente a da costa, vacine-se 15 dias antes, para desenvolver imunidade contra a doença.

Mosquitos do gênero Mansonia


Quem são: uns dos insetos mais estressantes do mato. Não transmitem doenças muito graves (com exceção de algumas encefalites), porém são tão abundantes e esfomeados que podem acabar com a diversão. Esconderijo: em toda a área rural do Brasil e, nas cidades, em lugares como parques e reservas.
Hora do rango: no chamado crepúsculo vespertino, ou seja, no cair da noite, quando a temperatura é mais amena. O bichinho é esperto: ao sair nesse horário para lanchar, ele perde menos água para o meio em que vive.
Cuidado: com os chamados aguapés, aquelas plantinhas bonitas que vivem boiando em lagoas e em remansos de rios. Para fl utuar, elas têm ar dentro de suas raízes. É aí que os mosquitos Mansonia grudam seus sifões.
Fuga: infelizmente não há muitas formas eficazes de evitar o inseto. As fêmeas são vorazes, atacam em grupo e possuem um aparelho bucal poderoso, capaz de furar até calça jeans. Se você quiser mesmo fugir, procure um local fechado.

Mosquitos do gênero Simulium

Quem são: os populares e temidos borrachudos.
Esconderijo: Mato Grosso, Minas e Rio. Em São Paulo, no litoral norte - especialmente em Ilhabela, onde fazem a festa em todas as praias.
Hora do rango: preferem fazer sua boquinha de manhã e à tarde, mas, se estiverem famintos, mordem o dia inteiro.
Cuidado: os danados se amarram em cachoeiras, rios e córregos de águas cristalinas e costumam descansar em árvores e plantinhas pelo chão.
Fuga: além de repelentes, uma boa dica para quem for a lugares como Ilhabela é tomar vitamina B6 horas antes de topar com esses insetos de picada dolorida - aliás, a vitamina B6 é efi ciente contra todos os tipos de mosquito, mas deve ser tomada somente para encarar locais com alta densidade de insetos.

Mosquitos do gênero Coquillettidia

Quem são: irritantes até dizer chega, têm características parecidas com as dos Mansonia. Não veiculam muitas doenças, mas têm o poder de tirar a concentração até do mais zen dos atletas outdoor.
Esconderijo: são vidrados em água parada e também costumam se instalar nas raízes dos aguapés.
Hora do rango: assim como grande parte dos mosquitos, preferem as horas do dia em que o sol pega mais leve, como o entardecer.
Cuidado: como atacam em bando e dão várias picadas de uma só vez, podem causar uma série de alergias no corpo devido a um líquido anticoagulante que depositam em nossa pele quando mordem.
Fuga: repelentes, roupas leves de manga comprida e bonés são as únicas armas que temos contra eles. Quem tem propensão a reações alérgicas deve conversar com um médico sobre a possibilidade de tomar algum antialérgico antes de atividades no meio do mato.

CURIOSIDADES
VOCÊ SABIA QUE...

  • ...os mosquitos são atraídos pelo CO2 liberado por nossa respiração? Por isso ficam zumbindo sem parar perto dos ouvido de suas vítimas.

  • ...só as fêmeas picam, enquanto os machos alimentam-se do néctar das flores?

  • ...quem produz muito ácido láctico, liberado durante a atividade física intensa, tem mais chances de ser picado?

Xô, mosquitada!
PRODUTOS BACANAS PARA VOCÊ SE LIVRAR DAS MORDIDAS

MOSQUITEIRO PARA CASAL (NAUTIKA) feito de náilon, deve ser preso à parede e protege até 3 pessoas. Preço sugerido: 31 reais (http://www.nautika.com.br/)

MOSQUITEIRO IMPREGNADO COM EXPOSIS (potente repelente com alta concentração do princípio ativo DEET). Preço sugerido: 90 reais (http://www.exposis.com.br/)

CITROPIC (repelente natural feito à base de citronela). Preço sugerido: 11 reais (http://www.mterra.com.br/)

CITROVELLA (velas perfumadas feitas à base de citronela). Preço sugerido: 9,50 reais (http://www.mterra.com.br/)

Fonte: http://gooutside.terra.com.br

2 comentários:

  1. Fala Andrezito, beleza meu velho?
    Pô, deixem os bichinhos se alimentarem...
    Sacanagem!
    Cara, acho que junto com as formigas, os mosquitos são os mais odiados mesmo! Ta louco...
    Mas acho que faltou um bem importante também: o Aedes Egyptis (acho que é assim) o famoso mosquito da Dengue!
    Muito Boa a matéria!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Poxa,
    São criaturas incompreendidas... hahahahaha
    Realmente é um incomodo, porque não só pelo barulho que fazem no ouvido à noite, mas também porque a picada incomoda pra caramba!
    Essa da Vitamina B6 eu não sabia não, aproveitei pra pesquisar na net e é legal esse negócio, dá pra mandar fazer umas capsulas dessa vitamina em farmácias de manipulação e ir tomando um tempo antes de ir viajar e durante a viagem e isso já ajuda a afastar esses bichos!
    Quanto a repelente, realmente eu constatei no fim do ano que o famoso off não ajuda muito não, eu acabava de passar e logo em seguida já tinha as marcas dos bichinhos, parecida que era um estimulante pra eles. Agora estou louco pra testar aquele Exposis, que dizem que é o bicho e que também pode ser aplicado na roupa pra evitar carapatos (resumindo esse repelente é o bicho)!
    Parabéns pela matéria, importante conhecer isso e se proteger disso até porque muitas vezes os intrusos somos nós e não eles!
    abração

    ResponderExcluir