quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Vai viajar? E o cachorro?


Todas as vezes que eu vou viajar, fica a pergunta aqui em casa: "E o cachorro, onde fica?" Ele já está bem velhinho, da um trabalho, vomita no carro todo, hehe....Essa matéria está no Trilha e Aventuras. Fiz algumas observações no texto e resumi, deixando apenas o que considerei de melhor.

Eu vou, meu cachorro fica. O que fazer para ele ficar seguro e você, tranqüilo(a)?

Tomar a decisão de deixar seu cachorro é sempre muito difícil, porém às vezes é preferível deixá-lo em um local seguro, onde seja bem cuidado, a levá-lo numa viagem longa que possa estressá-lo ou correr o risco de estragar todos os seus planos de viagem. Assim, prefira deixá-lo com alguma pessoa da família, vizinho ou alguém de sua confiança. O meu cachorro eu largava com a minha vó.

Se isso não for possível, procure um hotel para cachorros, mas lembre-se de conhecer as instalações previamente; deve haver espaço suficiente para seu cachorro transitar e tomar sol. Para amenizar o estresse de mudança de ambiente, é aconselhável que você leve sua "caminha", comida e brinquedos. Não se esqueça também de que esses hotéis exigem que os cachorros a serem hospedados estejam com a vacinação em dia. Alguns hotéis também exigem a aplicação de tratamento preventivo contra pulgas e carrapatos. Lembre-se também de deixar um telefone de contato para o veterinário do canil/hotel, caso ocorra alguma emergência.

Vamos juntos. O que eu preciso saber para viajar com meu cachorro?

Os animais de estimação não enfiam a cabeça em gibis, não ficam perguntando a cada 2 minutos "já estamos chegando?", nem derramam suco no banco de trás, mas também têm necessidades específicas durante a viagem, de forma que planejar é importante.

Acampando com o cão?

Vai acampar e não tem como deixar o cão em um hotel, porque eu sei que é caro, e não tem com quem deixar? Ai complicou...
A maioria dos campings não permite a entrada de animais, é preciso se informar antes de viajar.
Mesmo nos que aceitam cães, o risco de alguém ficar reclamando do seu cão é alto. Tudo bem que vc tem o direito, mas cuidado para que ele não faça xixi na barraca do seu vizinho, ou pegue o chinelo dele e sai roendo. Os filhotes principalmente tem essa mania.

Animais silvestres podem estranhar a presença do cão e querer briga, fique atento a presença de animais e procure evitar qualquer sinal de bravura do seu cão para cima de um pobre esquilo.
Cães são farejadores e adoram enfiar o focinho em tudo que é buraco. Existe o perigo de ser picado por cobras e escorpiões.

Muitas pessoas adorariam ter como vizinho um cão labrador, ou não. É necessário saber lidar com os dois tipos de pessoas. O cara ja não gosta de cachorro, imagine o seu fazendo cocô na porta da barraca dele, e latindo a noite toda?
Meu cachorro tem o costume de chorar as cinco da manhã...ja imaginou vc dormindo ao meu lado no camping?

Acampar em locais desertos pode ser uma boa opção para quem quer levar o cão e ter bastante sossego. Cuidado apenas com sua segurança.

Antes de viajar

  • Primeiro verifique se é permitido o trânsito de cachorros no meio de transporte a ser utilizado.
  • Se você está viajando pelo Brasil, como precaução, anote o nome de um veterinário no local de destino.
  • Certifique-se com o veterinário de que a carteira de vacinação do seu cachorro está em dia e peça-lhe orientação sobre como tranqüilizar seu cachorro em viagens mais longas e estressantes.
  • Familiarize o seu cachorro com a caixa de transporte de forma que ele se sinta em casa e seguro.
  • Durante o caminho da viagem, procure locais de parada em que animais são bem-vindos.
  • Tente não dar comida para o cachorro por cerca de 6 horas antes da viagem para minimizar as chances de enjôo no carro ou no avião.


O que você precisa levar

Dependendo do tipo de transporte e da duração da viagem, pense em levar o brinquedo predileto do seu cachorro. Convém levar também artigos para limpeza (inclusive pá e sacos plásticos), purificador de ar e limpa-carpete, comida e guloseimas, tigela para água e comida, colher, artigos para pentear o pêlo.
Ah...leve também algumas folhas de jornais para forrar o carro.

Identificação

Quando você viaja, você usa uma etiqueta na bagagem com seu nome, endereço e dados para contato em caso de extravio, não? Os cachorros também devem usar sempre uma identificação com nome e dados do proprietário para contato. Além disso, é importante que nessa identificação conste que seu cachorro é vacinado contra raiva.

Segurança e conforto no carro

  • Verifique se o seu cachorro consegue entrar no carro com segurança. Na euforia de "dar uma voltinha", cachorros de costas compridas, tais como da raça dachshund, podem se machucar, tentando pular para dentro do carro. É mais seguro você colocá-lo direto no carro.
  • Se seu cachorro não está confortável nem costuma andar muito de carro, dê umas voltas perto de casa antes de começar a viagem. Vá a um parque que ele já conhece para que associe o andar de carro com uma experiência agradável.
  • Lembre-se de que, como passageiros, os cachorros podem se machucar grave e até fatalmente, mesmo em acidentes com o carro em baixa velocidade. Utilize uma caixa de transporte ou um cinto de segurança próprio para animais. Há vários tipos de cintos para cachorros no mercado.
  • Ao estacionar, procure um local com sombra. Não deixe seu cachorro sozinho no carro, mesmo que seja só por alguns minutos. Animais desacompanhados podem ser roubados ou até mesmo entrar em pânico quando se vêem sozinhos em ambientes estranhos. E, nunca deixe seu cachorro no carro sob altas temperaturas; bastam poucos minutos para que o carro fique tão quente, a ponto de causar insolação e desidratação. Temperaturas baixas podem levar à queda da temperatura (hipotermia), principalmente em cachorros muito velhos ou muito novos.
  • Nas paradas, reveze com os outros passageiros de forma que seu cachorro fique sempre na companhia de alguém. Abra bem as janelas para deixar entrar ar fresco, mas não muito, senão ele pode sair!

Parando durante a viagem

Viajar com um animal de estimação deixa a viagem um pouco mais longa. Tente manter as caminhadas e a alimentação que ele está acostumado. Saiba que mesmo cachorros calmos podem se comportar mal em ambientes estranhos. Coloque a coleira no cachorro antes de ele sair do carro e mantenha-o preso pela coleira o tempo todo até voltar para o carro e fechar a porta. Leve também a documentação sobre a saúde do cachorro, inclusive atestado de vacinação anti-rábica. Campings e hotéis que aceitam animais de estimação podem exigir a apresentação desses documentos.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria e pelo site! As pessoas precisam se conscientizar de como se acomodar o cão na viagem Vou indicar esse site para meus amigos! Também tenho um site de hotel para cachorros www.planetdogresort.com.br

    ResponderExcluir