quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pontos cardeais e a montagem da barraca.


Quantas vezes vc já foi acampar em ficou com duvidas na hora de armar a barraca. Não sabia que lado o sol nascia, nem que lado iria se pôr...ou nunca se importou com isso, afinal não faz a menor diferença? Faz diferença sim, não que seja obrigatório saber, mas os que sabem conseguem tirar proveito e ter uma comodidade maior.

O sol nasce do Leste, como vc aprendeu nas aulas de geografia né? E se põe no oeste.

Assim vai uma dica básica para quem tem uma cobertura de plástico, ou gazebo e quer aproveitar essa sombra. Vc prefere dormir um pouco mais de manhã ou a tarde? Se prefere dormir mais pela manhã arme a barraca com a armação a sua frente voltada para o leste. Assim pela manha a sombra proporcionada pela gazebo o deixará dormir mais algumas horas. Se quiser sombra no entardecer monte a sua estrutura do lado contrario, e terá sombra no final de tarde.

Muitas pessoas gostam de sol na barraca pela manhã e isso vai de cada um, já que dormir com o calor é quase impossível mesmo. Vale lembrar que em muitos camping não há a possibilidade de virar a barraca e posiciona-la de uma outra forma.

Mas e para saber onde fica o Leste, o Oeste? Compre uma bússola, não custa muito caro, e vale a pena tb se vc ficar perdido. Mas se vc não tem uma bússola, vai algumas dicas para ajudar.

CARACÓIS - encontram-se mais nos muros e paredes voltados para Leste e para Sul.

FORMIGAS - têm o formigueiro, especialmente as entradas, abrigadas dos ventos frios do Norte.

IGREJAS - as igrejas costumavam ser construídas com o Altar-Mor voltado para Este (nascente) e a porta principal para Oeste (Poente), o que já não acontece em todas as igrejas construídas recentemente.

CAMPANÁRIOS E TORRES - normalmente possuem no cimo um cata-vento, o qual possui uma cruzeta indicando os Pontos Cardeais.CASCAS DAS ÁRVORES - a casca das árvores é mais rugosa e com mais fendas do lado que é batido pelas chuvas, ou seja, do lado Norte.

FOLHAS DE EUCALIPTO - torcem-se de modo a ficarem menos expostas ao sol, apresentando assim as «faces» viradas para Leste e Oeste.

MOINHOS - as portas dos moinhos portugueses ficam geralmente viradas para Sudoeste

INCLINAÇÃO DAS ÁRVORES - se soubermos qual a direção do vento dominante numa região, através da inclinação das árvores conseguimos determinar os pontos cardeais.

MUSGOS E COGUMELOS - desenvolvem-se mais facilmente em locais sombrios, ou seja, do lado Norte.


GIRASSÓIS - voltam a sua flor para Sul, em busca do sol

2 comentários:

  1. Que Bacana, André
    Não tinha nem reparado nisto...
    Acho que vamos ter que providenciar uma bússola para nossas tralhas, é sim!!!
    Depois desta aula, fica até mais fácil dormir um pouquinho mais de manhã...

    Valeu Voadores

    ResponderExcluir
  2. Nem me lembrava desse post...hehe...
    Tb preciso comprar uma!
    Abraço

    ResponderExcluir