terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Como se proteger dos Raios?

Os raios são perigosos. Por isso é importante evitar algumas situações de risco. Em geral, os raios atingem um só ponto no solo, mas algumas vezes eles se ramificam e podem atingir vários locais.

Quando alguém é atingido diretamente por um raio, pode sofrer uma parada cardíaca e respiratória. Mesmo nesses casos, a pessoa tem chances de sobrevivência. Para tanto, ela deve receber atendimento imediato, com massagem cardíaca e respiração artificial boca a boca. Dados obtidos nos Estados Unidos mostram que um entre 50 indivíduos que sofrem de parada cardíaca e respiratória, devido a raios, sobrevive.

As pessoas também podem ser atingidas através de correntes elétricas que se propagam pelo solo a partir do ponto que o raio atingiu. Uma em cada seis pessoas atingidas diretamente por um raio morre. Entre as que conseguem sobreviver, muitas apresentam, para o resto de suas vidas, problemas de saúde em geral.

Diante dessa realidade, é muito importante saber se proteger. Mas como isso pode ser feito? Os raios caem nos pontos mais altos de um determinado lugar. Daí ser importante evitar segurar objetos como varas e empinar pipas, não ficar em pé em lugares descampados e planos e não permanecer em locais altos, como, por exemplo, o topo das montanhas.

Para se prevenir da ação dos raios através das correntes elétricas que circulam pelo solo, deve-se evitar ficar dentro d’àgua e também próximo de árvores. Outros riscos são as descargas menores que se formam a partir do raio. Para garantir a segurança, não se deve ficar próximo de cercas ou de cabos de ligação do pára-raio com o solo.

Mas qual é a ação correta diante de uma tempestade súbita? O ideal é ficar dentro de casa, afaste-se de objetos metálicos, de janelas ou portas abertas, não fale ao telefone, não tome banho, não lave as mãos e nem a louça e desligue os aparelhos elétricos se possível das tomadas. Quando isso não for possível, procurar um abrigo ou tentar permanecer no carro. No entanto, se o local for descampado, o correto é ficar agachado, de preferência calçando botas com sola de borracha.

E para evitar que caia um raio bem na sua cabeça, literalmente, anote e adote os seguintes cuidados:

  • Nem pense em ficar em espaços abertos como campos, praias (em qualquer lugar na areia e arredores), mar, piscina, lago, lagoa, banheira, chuveiro, botes, topo de elevações e embaixo das árvores quando os raios estiverem em ação. Estes locais são chama-raios, ou seja, se ficar neles estará pedindo com fervor para ser atingido por um.
  • É igualmente perigoso ficar perto de torres ou redes de alta tensão, cercas metálicas, varais de roupas, num carro com a porta ou a janela aberta, sobre um cavalo ou um trator, dentro de casa em frente a uma janela aberta…
  • O lugar mais seguro é uma construção sólida protegida com pára-raios.
  • Quando não for possível realizar nenhum dos procedimentos acima citados, ainda há uma maneira de escapar de um acidente. Momentos antes de ocorrer a descarga, pessoas que estejam nessas proximidades sentem seu pêlos arrepiados ou a pele coçando, indícios da atividade elétrica. Não se deve entrar em pânico. Pode-se ficar na seguinte posição: ajoelhado, curvado para frente, com as mãos colocadas nos joelhos e a cabeça entre eles. Imita-se, desse modo, uma esfera e não uma ponta, como na posição de pé. Jamais deite no chão, pois a descarga atingirá diretamente essa superfície.

Fica dentro da barraca não é correto. Alguns lugares podem servir de abrigo, como vales, desfiladeiros ou depressões no solo, nunca fique no interior da barraca, sua estrutura pode atrair mais raios para sua cabeça.

2 comentários:

  1. Informações como essa são sempre relevantes. Em um acampamento estamos sempre expostos a uma gama de condições naturais climáticas, na minha experiência como campista, ainda pouca, é verdade, o que mais me assustou fora os ventos fortes e o raios, que agora pude adquirir conhecimentos pertinentes.

    Grato pela postagem.

    Prossiga com seu Blog, é de grande utilidade, frente a muitos que se tem por ai.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber como se previnir de fenômenos tão perigosos como este!;-);-)


    ResponderExcluir