quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Dossiê – Saco de dormir

Mais do que apenas uma cama, o saco de dormir irá protegê-lo durante uma noite na natureza. Sentir frio no meio da noite ou mesmo morrer de calor a ponto de não deixá-lo dormir não significa que você não comprou um bom saco de dormir mas sim que você comprou o saco errado...ou então precisa de um isolante térmico.

Por ser um item fundamental, o cuidado na escolha é imprescindível. É importante que você considere como pretende usar seu equipamento, em que ocasião e situação etc. Vai acampar perto do carro? Irá usá-lo em acampamentos selvagens e, portanto, precisará carregá-lo dentro da mochila? Você só acampa em praias e em lugares quentes?

Selecione um saco de dormir com capacidade para a temperatura mais baixa que pretende enfrentar. Na dúvida opte pelo mais quente.

Lembre-se que é mais difícil se manter aquecido em um saco de dormir fabricado para temperaturas mais quentes do que se refrescar em um saco de dormir para temperaturas mais frias, um zíper aberto costuma resolver este problema em questão de segundos.

Itens a serem analizados antes da compra:


  • Temperatura: Os níveis de temperatura identificam a temperatura mais baixa que o saco de dormir pode manter uma pessoa aquecida. Cada fabricante estabelece um nível de temperatura, por isso estes números são um indicador e não uma garantia, além disso, estas temperaturas levam em consideração o uso de isolantes térmicos.

  • Conforto: Temperatura em que se sentirá bem no saco de dormir sem o uso de roupas muito pesadas

  • Tolerância: Indica que seria necessário estar vestido com o mesmo tipo de agasalho que usaria ao ar livre, pois quando dormimos ou estamos inativos precisamos mais proteção ao frio.

  • Extrema: indica que é necessário o uso de agasalhos extras para ainda se sentir confortável na temperatura indicada dentro do saco de dormir.

  • Garantia: O saco de dormir possui garantia de quanto tempo, o que ela cobre?

Formatos:

  • Camping ou Retangulares. Costumam abrir inteiramente, como um cobertor. Alguns vêm com capuz, ideal para locais frios, mas em geral são sacos para climas quentes, uma vez que a abertura maior deixa escapar o calor com mais facilidade. Para quem é um pouco claustrofóbico ou se mexe muito durante a noite, estes modelos são os mais indicados.

  • Múmia: acompanha o formato do corpo e aquece melhor. É mais leve e compacto. Alguns possuem zíperes e permitem transformá-lo em saco de casal (certifique-se de que os zíperes são em lados opostos, para que possam se unir). Alguns vêm com fitas compressoras para diminuir o tamanho quando guardados. . Uma das vantagens deste tipo de saco de dormir é que por obedecer mais à forma humana, o espaço dentro dele é aquecido usando o mínimo de calor do corpo. No entanto, se você tem certa tendência à claustrofobia ou é do tipo que gosta de se mexer muito dentro do seu saco de dormir, o formato sarcófago pode se tornar muito restritivo a você.

Isolamento:


  • Pena De Ganso: É o melhor isolamento natural. É leve, compacto e o mais durável disponível, porém não tolera umidade e demora para secar. É mais caro que o sintético e menos utilizado no Brasil, já está defasado e em desuso.

  • Sintético: Este isolamento oferece a vantagem de se manter mais seco em climas úmidos, mas é um pouco mais pesado que os de penas. Existem muitas fibras disponíveis, entre elas a de poliéster comum, quentes e econômicos. A maior parte dos isolamentos no Brasil são sintéticos. POLAGUARD® 3D: Esta microfibra é quente, leve e se comprime com facilidade.

A anatomia do saco de dormir

  • Capuz - A maioria dos sacos de dormir possuem um capuz que servem para cobrir sua cabeça quando está frio. Até 50% do calor do seu corpo pode ser perdido através da sua cabeça, então um bom capuz pode melhorar a eficiência do seu saco de dormir. Entre no saco de dormir, cubra sua cabeça e puxe a cordinha para apertá-lo um pouco. Você ainda consegue respirar, virar, rolar sem se sufocar? Perfeito então. O capuz deve ser um pouco mais acolchoado do que o resto do saco e quando usado, deve ainda ter espaço para seu gorro, caso esteja usando um.

  • Colarinho térmico - O colarinho térmico fica na base do capuz. Ele é feito para prevenir que você perca calor na região do pescoço e ombros. Sacos de dormir retangulares, feitos para o verão podem não ter colarinho térmico, mas eles são indispensáveis para quem vai acampar no inverno. O colarinho deve ser acolchoado o bastante para preencher o espaço entre seu pescoço e seus ombros, mas não tão volumoso senão você vai se sentir como se estivesse usando um tubo em volta do pescoço.

  • Caixa para os pés - Já que os pés ocupam um certo espaço no fundo do saco, muitos deles são feitos com suas bases retangulares, em formato de caixas mesmo para acomodá-los melhor. Em alguns sacos de dormir especiais para um inverno intenso, existe um espaço maior a fim de acomodar botas ou bolsas de água.

  • Costuras quentes: As costuras podem ser uma importante forma de perda de calor, pelos micro furos feitos pela agulha. Os sacos de dormir para temperaturas mais baixas possuem costuras "desencontradas" entre a camada interna e externa, não permitindo a fuga do ar quente.

  • Zíperes: Devem ser fáceis de manusear e abrir para os dois lados, pois poderá ser necessário com luvas.

  • Bolsos internos: Alguns modelos possuem práticos bolsos internos.

Os cobertores aluminizados podem aumentar em até 5°C a sensação térmica devido à refração do calor do corpo. Nunca durma ao relento. O sereno torna a sensação térmica mais fria e poucos sacos são impermeáveis. Mãos e pés precisam de proteção extra no frio.


Armazenamento


Após a viagem, tenha certeza de que o saco de dormir está completamente seco Guarde no saco original ou em um saco de algodão O saco de dormir não deve estar muito apertado, não enrole em elástico ou cadarço, isso pode destruir as fibras do saco de dormir e praticamente inutilizá-lo.


Manutenção

A lavagem do saco de dormir deve ser evitada ao máximo, pois o tecido pode ser danificado e a capacidade térmica diminuída. Lave o saco de dormir APENAS em máquina de lavar comercial, pois as caseiras, de abertura na parte superior danificam as fibras. A lavagem a seco não é indicada.

Usando dois sacos de dormir ao mesmo tempo

Um truque conveniente é usar dois sacos, um por dentro do outro, para que se tornem apenas um. Os fabricantes geralmente usam o mesmo zíper, e se os sacos de dormir tiverem zíperes parecidos eles podem muito bem ser usados em conjunto. Em situações em que você esteja enfrentando muito frio, coloque o saco mais grosso por cima, mas lembre-se que dois sacos de dormir juntos ainda fornecem menos calor do que um super protetor, pois existe mais espaço e movimento que acaba liberando o ar quente. Se você tiver um saco de dormir que esteja pensando em usar em conjunto com sua nova aquisição, não esqueça de levá-lo até a loja também para experimentá-los juntos.

E para alguns casais que gostam de estar sempre juntinhos, os fabricantes também pensaram neles. Comprando dois sacos de dormir, fale com o vendedor que deseja que o saco possa unir um ao lado do outro. Ele irá te mostrar e verifique que os ziperes estão posicionados corretamente um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Então una-os para ter certeza que irá funcionar.

ATENÇÃO:

  • NÃO use máquina de lavar com abertura em cima – o agitador central destrói o enchimento do saco de dormir.

  • NÃO use sabão líquido ou detergente forte.

  • NÃO use secadora caseira.

  • NÃO pendure seu saco de dormir quando ainda estiver molhado. Estenda-o apenas, todo esticado, para que seque desta forma.

  • NÃO o guarde em um saco pequeno, comprimido.

  • NÃO seque ao sol – os raios UV prejudicam o náilon.

  • JAMAIS LAVE A SECO.

Instruções para Lavagem


Na máquina de lavar: Feche todos os zíperes e velcros e vire ao contrário. Para uma limpeza melhor, esfregue o capuz, o colar térmico e o pé com uma escovinha, um pouco de água e sabão de côco antes de colocar na máquina. Use apenas sabão de côco ou detergente biodegradável suave. O ideal é usar apenas ½ ou ¼ do sugerido pela máquina de lavar – a quantidade vai depender da sujeira do saco de dormir, mas nunca coloque mais do que o especificado acima. Não use, em hipótese alguma, amaciante. Lave com água fria e apenas no ciclo leve ou delicado. Para melhores resultados, faça funcionar o ciclo de enxágüe pelo menos mais uma ou duas vezes, sem detergente nem sabão. TODO o sabão do saco de dormir precisa ser retirado antes de secá-lo. Retire da máquina de lavar com muito cuidado e seque em uma secadora profissional, com mais espaço que a caseira, na temperatura mais fria possível – calor em excesso vai destruir o tecido e a capacidade de aquecimento das fibras. Verifique várias vezes durante a secagem se está quente demais, pois isso pode danificar o material. Retire assim que estiver totalmente seco – pode demorar entre duas e cinco horas – e deixe esfriar esticado.



  • Á mão Este é o método mais seguro de lavagem Coloque o saco de dormir em uma em um recipiente grande e limpo (ex. banheira), com água fria ou morna e detergente biodegradável suave ou sabão de côco. Massageie o saco até limpá-lo – entre 12 e 15 minutos. Escove levemente a parte externa, com uma escova macia, se existir alguma área muito suja. Dispense a água e suavemente exprema o excesso de água. Não torça o saco de dormir! Encha novamente com água limpa, massageie-o de novo deixando que a água limpa penetre nas fibras. Drene a água, exprema o excesso e repita esta operação até a água sair limpa e todo o sabão for retirado. Retire-o cuidadosamente do recipiente – não o faça se ainda estiver muito encharcado – e coloque em uma superfície reta, em cima de toalhas ou lençóis velhos, para mantê-lo limpo enquanto seca naturalmente. Não o pendure para secar – isto pode rasgar as fibras em seu interior. Conforme o saco vai secando, vire-o de tempos em tempos. Quando estiver praticamente seco, balance-o algumas vezes, para que as fibras voltem a ficar fofas.

Material

Não há um consenso universal quando o assunto é o melhor material para saco de dormir. Eles variam do simples poliéster/nylon ao impermeável Gore-Tex.

As maiorias dos sacos de dormir disponíveis possuem sua parte externa feitas de poliéster ou micro fibra de nylon que costumam ser muito suaves, leves e de certa forma resistentes à água e ao vento.

O Ripstop é também um forte tecido especialmente por ser super resistente ao rasgo. Uma pequena minoria de sacos de dormir são feitos de Gore-Tex ou Dry-Loft. O Gore-Tex, assim como o Dry Loft, é um tecido que permite a passagem da transpiração para fora do saco de dormir além de ser mais resistente à água do que a maioria dos tecidos de micro fibras.


Tecido
DryLoft (DL) – Este revestimento impermeável e respirável ajudará seu sleeping a manter o ar frio fora, suportar condensação, chuva leve, e até caso derrame alguma coisa, mas não é respirável como taffeta ou microfibra. É ideal para quem freqüentemente dorme sob proteção frágil, caverna na neve, ou em condições de tempo variáveis.

Gore-Tex (GT) – Leve, durável, e completamente impermeável, este tecido é amplamente utilizado na fabricação de bivy sacks, apesar de estar sendo substituído por outro mais respirável, o Dry-Loft, para fabricação do sleeping. Um bivy em Gore-Tex vai aumentar a temperatura de seu sleeping em até 15 graus Celsius.

Microfiber (MF) – Leve, flexível, mas menos resistente a água do que o Dry-Loft(menos caro também), microfibers tem a trama mais fechada com nylon ou polyester que respiram bem, ainda podem repelir vento e resistem a alguma umidade.

Propietary fabric (PF) – Alguns fabricantes possuem seus próprios tipos de tecido. Os nomes variam de marca para marca.

Propietary water resistant breathable fabric (PR) – idem.

Ripstop (RS) – Este durável tecido em nylon e plyester possui uma trama que imita um xadrez ou um losango como padrão para reduzir danos.

Sympatex (SY) – Um material respirável e impermeável usado na fabricação de bivy sacks.

Taffeta (TF) – Este tecido em nylon e polyester é menos durável mas mais flexível do que o Ripstop.


Enchimento/preenchimento

Down (DN) – Pena de ganso ainda é o padrão para máximo calor e mínimo peso e consumo de espaço. Estes modelos são duráveis se bem cuidados, apesar de secarem devagar e perderem espaço e isolamento térmico se deixados molhados.

Hollofil, Hollofil 2, Quallofil - Estes isolantes sintéticos terão uma performance parecida com os outros tipos, mas são mais pesados e volumosos do que as versões mais modernas, o que os torna mais baratos.

Lirelofts, Microlofts, Primaloft, Primloft 2, Thermolite Extreme - Estes outros tipos de isolantes sintéticos chegam mais perto da pena de ganso, porém não são duráveis. Indicados para utilização em curto período, são facilmente comprimidos e leves do que os tipos sintéticos apresentados anteriormente.

Dicas Adicionais

Saco de dormir molhado

Uma maneira simples de manter o seu saco de dormir seco é colocá-lo dentro de um saco plástico de lixo (e você ainda poderá aproveitar o saco de lixo). Se você possui um saco de dormir de pena de ganso, sempre o deixe secar antes de colocá-lo na mochila. Se possível, abra seu saco de dormir fora da barraca quando acordar e deixe-o lá até ter certeza de que a umidade tenha secado por inteiro. Mas cuidado com o excesso de sol! Então procure um lugar meio à sombra ou então o guarde antes que o dia esquente muito.

A maioria dos sacos de dormir vêm com DWR (durable water repellency coating) que nada mais é do que uma camada protetora contra água, por isso dê uma olhada no manual do seu saco de dormir para saber com que freqüência você deve aplicá-la.


Alguns bons sacos de dormir:


Denalí Kailash


Saco de dormir ideal para meia montanha e caminhadas por locais mais frios. Sua grande capacidade de compressão e aquecimento o tornam extremamente eficiente nestas situações. Leve e compacto, ocupa mínimo espaço durante o transporte.

Tecido Externo: Nylon Diamond Ripstop 70D (denier) 210T anti-rasgo, repelente à água, com tratamento de Teflon® Dupont
Tecido Interno: Nylon 70D (denier) 210T
Enchimento: Downloft® - Microfibra CPLF 160g/m2 x 1
Medidas (estendido): 220 x 80 x 57cm
Medidas (fechado): 20,5 x 32 cm (não compactado)
Peso: 1270 g (embalado)
Temperatura: 0 / 10ºC

* Formato "múmia"
* Fita protetora de zíper
* Bainha e colar retentores de calor
* Bolso externo com zíper
* Pode ser conectado a outro saco de dormir (direito / esquerdo)


DreamLite 500 Deuter


Saco de dormir ultra leve, criado para completar a linha de mochilas Speed Lite. Com um peso de 500 g, é ideal para pessoas que não desejam levar muito peso.
Peso: 500 g
Peso do Enchimento: 160 g
Dimensões (aberto): 205 x 75 x 48 cm
Dimensões (fechado):12 x 25 cm

Temperatura de Conforto: +17 ºC
Temperatura Limite: +15 ºC
Temperatura Extrema: +3 ºC

Enchimento: Fibra de Poliéster Polydown Soft
Material Externo: Deuter 210T Ripstop Nylon
Material Interno: Deuter 237T Nylon Tactel Taffeta

Construção em uma camada e bolso interno com zíper.


Expedition Kailash


Um saco de dormir ideal para meia e alta montanha. Sua configuração super compacta e respirável possui grande poder de concentração de calor, proporcionando conforto e aquecimento para o descanso do montanhista.

Tecido Externo: Nylon Diamond Ripstop 70D (denier) 210T anti-rasgo, repelente à água, com tratamento de Teflon® Dupont
Tecido Interno: Nylon 70D (denier) 210T
Enchimento: Downloft® - Microfibra CPLF 120g/m2 x 2
Medidas (estendido): 225 x 85 x 57 cm
Medidas (fechado): 22,5 x 35 cm (não compactado)
Peso: 1570 g (embalado)
Temperatura: -10º / 0ºC

* Formato "múmia"
* Saco para guardar com sistema de compressão
* Bainha e colar retentores de calor
* Fita protetora de zíper
* Bolso externo com zíper
* Pode ser conectado a outro saco de dormir (direito / esquerdo)


Micro Pluma Trilhas e Rumos


O saco de dormir Micro-Pluma, feito de uma fibra revolucionária chamada Microtech, pesa apenas um quilo e suporta temperaturas até 0oC (extremo). A fibra Microtech é uma recente evolução das fibras isolantes, feita de micro filamentos de apenas 0.7 denier (Denier é uma medida de espessura de fios. Um fio de cabelo tem 20 denier. Quanto maior o número, mais grosso é o fio.), que consegue reter mais ar, semelhante ao obtido com as plumas e penas de ganso (duvet). Ela aquece mesmo molhada, não retém tanta água, o que a deixa secar mais rápido que as outras fibras, e tem um bom isolamento térmico com menos volume, resultando em um saco de dormir bem mais compacto para o transporte.

O Micro-Pluma é o saco de dormir ideal para o clima das montanhas brasileiras ou, ainda, viagens ao exterior em altitudes baixas. Os peregrinos, que irão percorrer o Caminho de Santiago, encontrarão nesse novo saco Micro-Pluma um excelente companheiro.

Outra grande novidade é o loose-shell, nome em inglês que significa que este saco de dormir não tem costuras na frente e atrás, para evitar perda de calor pelos micro-furos feitos pelas agulhas de costura. O enchimento do saco é colocado revestido por uma camada de fino tecido isolante e preso apenas nas laterais.


Raptor Azteq


Confeccionado em termo-poliéster cirre, o que proporciona conforto, leveza e evita mau cheiro.
Prático e possui compactador com engates rápidos. O tecido externo é mini Ripstop Diamond 21DD.

Peso: 715 grs
Temperatura: 0ºC a 5ºC
Medida: 225x80x55cm,


Santiago Kailash


Saco de Dormir ideal para caminhadas longas em climas amenos, pois apresenta peso e volume reduzidos. De fácil transporte, Santiago também é recomendado para atividades como cicloturismo e motociclismo.

Tecido Externo: Nylon Diamond Ripstop 70D (denier) 210T anti-rasgo, repelente à água, com tratamento de Teflon® Dupont
Tecido Interno: Nylon 70D (denier) 210T
Enchimento: Downloft® - Microfibra CPLF 100g/m2 x 1
Medidas (estendido): 220 x 80 x 57 cm
Medidas (fechado): 17 x 30 cm (não compactado)
Peso: 1000 g (embalado)
Temperatura: 5º / 10ºC

* Formato "múmia"
* Fita protetora de zíper
* Bainha e colar retentores de calor
* Bolso externo com zíper
* Pode ser conectado a outro saco de dormir (direito / esquerdo)
* Acompanha saco de compressão


Super Pluma GELO Trilhas e Rumos


Novo modelo da linha Super Pluma, agora com resistência para até -15º C. Dupla camada com recheio em Microtech (micro filamentos de fibras siliconadas), que aumentam a retenção de ar e, conseqüentemente, aquecem mais. Feito em náilon ripstop por fora e náilon acetinado por dentro, possui costuras quentes, colar térmico e capuz. O zíper também é protegido para impedir a perda do calor. Para aumentar o isolamento, cada enchimento é envolto por um revestimento de pano. Pode ser usado como saco de casal quando unido pelo zíper. Para isso, certifique-se que cada saco possui o zíper em lados opostos (LEFT e RIGHT). Peso: 1,7 kg.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog muito bom,espero que tenha sucesso com ele. Gostaria de dar uma pequena dica, porque você não divulga seu blog no Brigg1?

    Eu divulgo meus blogs lá.

    www.brigg1.com

    E se estiver disposto a fazer parcerias entre em contato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Postei no meu blog (What's the deal with) um texto falando sobre Sensação Térmica e acho que complementa os seus posts sobre camping.

    Confere lá!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Tenho um Deuter Sphere 850. Sabes se um esquerdo deuter Dreamlite ou North Face, ou outra marca, pode ser conectado ao meu Sphere? Parabéns pela matéria sobre sacos de dormir!

    ResponderExcluir
  4. Cezar, acredito que sim. No proprio site da Deuter eles informam que o saco pode ser acoplado, só não sei se com outras marcas isso é possivel. Farei um contato com o SAC da Deuter e assim que eles me responderem te informo. Se possviel me passe um email para contato. Obrigado por visitar o Camping Total.
    Abraço

    André

    ResponderExcluir
  5. Olá. Meu email é o czrmartins@gmail.com
    Já falei co SAC da Deuter. O Marcus vai fazer os testes com dois modelos da Deuter, mas não garante com outras marcas. Quero ir atrás dessa informação.

    ResponderExcluir