sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Churrasco na Vala (parte II)


Nosso amigo, Alexandre, ensinando o famoso churrasco na vala. (antes que me perguntem a foto é da net e não do Alexandre).
"Cara, churrasco na vala não tem muito mistério, pois o segredo é a paciência. Pra começar, churrasco de vala não combina com picanha, maminha, filé mignon. O negócio aqui é a boa e velha costela! E mais um detalhe: se um dia vieres ao Rio Grande do Sul e fores numa churrascaria e te oferecerem "Costela 12 horas" (quer dizer que ficou 12 horas no fogo de chão), sai correndo. Pois eles fervem a costela e ela fica no fogo normal pra dar uma dourada. Carne feita em fogo de chão não fica macia, mas nada que quebre dentaduras tbm, heheheh...

Bom, sem chance de usar espetos comuns, tem que "fabricar" os espetos do churras de vala. Com os espetos de madeira na mão, espete a costela e se for preciso da uma "firmada" com um barbante. Nada de arame, pois se pega um pedacinho enferrujado, pode dar um estrago enorme na gurizada. Bom, Costela da espessura de mais ou menos um dedo (da base até a ponta da unha ou seja: grossa). A Vala vai ter mais ou menos uns 40 cm de profundidade e a largura vai depender da quantidade de espetos e carne, sempre um pouco mais larga e o fogo é com lenha (de preferencia com cerne dentro, aí a lenha dura mais), mas pode ser qualquer uma. Toca ficha no fogo e vai espetar a carne, salgar com sal grosso, e depois espeta o espeto no chão, de pezito, perto do fogo. E aí vai por umas 4 horas. Se a carne for mais fina, demora menos e fica mais dura. Quanto mais gordinha fora carne (em questao de gordura tbm) mais macia ela fica.

Algumas pessoas dizem que de tão macia, quando pronta e tu vai bater, o osso se desprende sozinho....Velho, não tem mistério. o legal de tudo é a função toda, fazer os espetos, cavar a vala, acender a lenha...tudo isso tem que ser feito com diversão. Normalmente quando isso acontece nos campings do sul, o dono do camping participa de tudo! E tudo regado a caipirinha, e eu como não bebo vou só no chimarrãozito...

Mais um detalhe: depois de dourar dos dois lados da costela, ta na hora de servir a carne. Daí "atora" fora a ponta do espeto e ta na hora de aproveitar...Mas muito cuidado: todo o processo é viciante! hehheheh. Grande Abraço!"

Com essas dicas eu ja quase abrindo uma vala no quintal de casa e espetando a carne...muito interessante! Valeu Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário